Vivemos dias corridos. Dias que passam voando. Quando menos esperamos, já é Natal e Ano Novo.
“Como o ano passou rápido!”, pensamos.
E o ciclo repete. Vira o ano e logo já é fevereiro, carnaval. Pouco tempo depois, já chega a páscoa e férias do meio do ano para alguns.
Piscou e já está na metade do ano. Quando olha para trás, percebe que ainda não conseguiu realizar aquilo que queria ter alcançado.
Depois dos 6 primeiros meses, parece que os próximos 6 passam ainda mais rápido. Isso acontece por um motivo: não vivemos o momento presente.
Nossa mente está constantemente viajando pelo passado, presente e futuro. Muitas dessas vezes ela escolhe ficar no passado.
Outras, ela escolhe ficar no futuro, gerando grande ansiedade pelo que virá. Viver no presente é uma arte, difícil de ser dominada.
Como viver mais tempo no momento presente?
Para que isso aconteça, precisamos entender o motivo pelo qual é necessário. O tempo é relativo e até hoje não entendemos muito bem como ele funciona.
Ou seja, 1 minuto pode parecer uma eternidade (experimente deixar a mão 1 minuto no fogo), como pode passar voando (como quando está fazendo algo que te satisfaz).
Se você tentar concentrar exclusivamente em um objeto durante 1 minuto, vai perceber como esse minuto demora para passar.
O mesmo minuto passa muito mais rápido quando está fazendo algo e pensando no passado ou no futuro, em outras palavras, quando sua mente está “viajando” por aquilo que já aconteceu ou por aquilo que pode acontecer.
Isso quer dizer que, quando estamos concentrados e focados no momento presente, esse momento tende a passar de forma mais demorada.
Na realidade, quando estamos em um estado de total concentração em uma atividade perdemos a noção de tempo, e por conta desse foco, conseguimos ser mais efetivos.
Por outro lado, também perdemos a noção de tempo quando estamos fazendo alguma atividade e pensando em coisas aleatórias.
A diferença é que concentrados, somos mais efetivos que quando não estamos concentrados. Por conta disso, uma hora de trabalho concentrado, imerso na atividade, rende muito mais que uma hora de trabalho com a mente vagando.
Então, vou resumir em poucas palavras a importância de viver mais no momento presente. Quando vivemos no momento presente, vivemos de forma mais intensa, focada e efetiva.
Uma semana de alguém que consegue passar mais tempo no presente, rende muito mais que uma semana de alguém que vive pensando no final de semana ou no próximo feriado.
No primeiro caso, a sensação do tempo passar é diferente. Ele não está voando, ele está aproveitando da melhor maneira.
No segundo caso, é a sensação de que o tempo passou e não conseguiu fazer nada. Já é meio do ano e ainda não consegui realizar sequer a mais simples promessa de Ano Novo.
Como então viver mais no momento presente?
Comece da forma mais simples possível
Não precisamos viver 100% do tempo no presente. Sim, precisamos olhar para o passado para aprender com nossos erros, reviver bons e maus momentos, entre outras coisas.
E precisamos olhar para o futuro, para visualizar e planejar aquilo que queremos ser, faz e ter
Dito isso, comece a treinar este foco no momento presente. É uma questão de treino. O foco e a concentração é como um músculo, que quando treinado e estimulado, mais ele se desenvolve.
Coisas simples do seu dia a dia que você pode utilizar para este treino:
- Sua respiração.
- Ao se alimentar.
- Ao lavar as mãos.
- Ao tomar banho.
- Escovando os dentes.
Treine ficar concentrado nessas simples atividades por 10 segundos apenas. Quanto mais fizer isso, mais vai desenvolver o músculo do foco e concentração.
Quanto mais desenvolver esse músculo em simples atividades, logo vai conseguir levar essa habilidade para atividades mais complexas, como seu trabalho.
Experimente também treinar seu foco e sua concentração em atividades como:
- Conversando com alguém.
- Lendo um livro.
- Assistindo algo na televisão.
- Pensando em algo.
Por fim, você pode treinar essa habilidade através de exercícios de meditação. Mas isso é papo para outra hora…
Se este post fez sentido para você, compartilhe com outras pessoas e gere valor na vida delas. Ao mesmo tempo, você me ajuda na divulgação do meu trabalho 😉
Até mais,
Emannuel Zamparoni