Você já leu o livro Essencialismo? Este livro traz um conceito muito legal, que é nos transformarmos em pessoas focadas naquilo que é realmente essencial.

E o que é algo essencial? Bom, essa resposta varia de pessoa para pessoa, certo? O que é essencial para mim, pode não ser essencial para você, e vice-versa.

De forma bem resumida, o autor traz a ideia de que algo essencial é algo de nota 9 ou 10, e não menos do que isso.

Não quero me aprofundar no livro, pois este não é o objetivo deste texto. O objetivo aqui é te mostrar a importância que tem em identificar seu melhor público.

Leia este texto onde falo da importância do Business Model Canva, para ter mais contexto aqui nesta leitura.

Seu negócio digital existe servir e gerar valor para um determinado público. A sua ideia de negócio, a sua proposta de valor, não serve para todo mundo.

Seu público não existe para você… você que existe para o seu público.

Ou seja, o seu negócio existe para servir e gerar valor para um determinado grupo de pessoas, em troca de faturamento e lucro.

Entenda a importância de definir quem é o seu melhor público: é entender que por mais incrível que seja sua proposta de valor (leia este texto para saber o que é proposta de valor), ela não serve para todo mundo.

Aqui podemos pegar a palavra serve, e pensar nela no ato de serviço, de gerar valor para os outros, e também, pensar no sentido de “caber”.

A sua proposta de valor é como um sapato, serve perfeitamente para alguns, para outros menos e para outros sequer serve. E está tudo bem!

O importante neste ponto é conseguir definir quem são essas pessoas que o seu negócio serve, pois quando você consegue definir, consegue encontrá-las.

Se você não consegue identificar quem são, não vai conseguir encontrar

Isso é meio óbvio, porém o óbvio precisa ser dito. Se você não consegue identificar e definir quem é o seu melhor público, não vai conseguir encontrar ele.

Para conseguir encontrar algo, é preciso saber o que está procurando. Isso é fato! Já imaginou procurar por um pessoa dentro de um estádio lotado de futebol, mas não saber nem o nome e nem como é a aparência dela?

Pois é… difícil não é mesmo? Agora uma notícia alarmante: muitos empreendedores digitais não sabem ou não conseguem definir quem é o seu melhor público.

Por conta disso, muitos negócios digitais não prosperam e tem um prazo curto de existência. Identificar quem é o seu melhor público é essencial para a sobrevivência e para o crescimento exponencial do seu negócio digital.

Então, quem é o seu melhor público?

Seja essencialista! O seu negócio não serve todo mundo

Trazendo a ideia inicial do texto, para identificar quem é o seu melhor público, seja essencialista! Ou seja, foque naquele público nota 9 ou 10. No público que você consegue levar sua máxima contribuição.

Perceba que máxima contribuição está em evidência. O motivo? Vamos explorar ele.

Em uma das sessões de mentoria com o Leandro Biazão, estávamos definindo justamente isso, quem era o melhor público dele.

O Leandro é especialista em finanças e construção de patrimônio e juntos identificamos que o público alvo dele passa por diversos momentos diferentes na sua vida. Porém, independente disso, o ponto em comum entre eles são os medos e os desejos.

Dentre aquele grupo de pessoas, que chamamos de público alvo, existem pessoas que estão altamente endividadas, existem pessoas que já construíram um patrimônio considerável e existem vários perfis diferentes entre esses dois pontos.

São pessoas diferentes que fazem parte do espectro do público alvo dele. Agora, a pergunta que para ele vale, literalmente, um milhão de reais:

Entre esses diferentes perfis, qual você consegue levar sua máxima contribuição?

Ou seja, qual dessas pessoas você consegue gerar mais valor com aquilo que tem disponível no momento?

O que aconteceu em seguida foi que ele conseguiu identificar e definir dois grupos diferentes, dentro daquele espectro enorme de público. À partir disso, seus esforços se tornam bem mais focados naquele público que ele pode gerar a máxima contribuição.

A problemática que existe e confundem muitos empreendedores digitais é a seguinte: acreditamos que nosso negócio pode ajudar qualquer tipo de pessoa, independente do momento de vida que estão.

Entretanto, a realidade nos mostra algo diferente, que não podemos ajudar todo mundo. É preciso entender quem são as pessoas que o negócio consegue gerar valor.

Imagine uma loja de calçados feminino tentando vender para um público masculino. Ela não vai conseguir gerar valor algum para o público masculino, porque ele simplesmente não é seu público.

Depois de identificar quem são essas pessoas, é preciso definir qual o momento que elas passando, onde seu negócio consegue gerar a máxima contribuição.

Continuando com o exemplo da loja de calçados feminino, existem diversos modelos diferentes de calçados: chinelo, sapatos, sandálias, botas, salto, etc. Se uma mulher está no momento de comprar uma bota, não adianta oferecer um chinelo.

Ok, talvez este não seja o melhor exemplo do mundo…

O ponto é, mesmo que você saiba que pode ajudar seu público alvo em todos os momentos possíveis, escolha aquele que você consegue dar sua máxima contribuição. Aquele momento nota 9 ou 10.

Como fazer isso na prática?

Primeiro, é preciso identificar quem é o seu público-alvo. Eu recomendo que utilize uma ferramenta como o Mapa de Empatia.

Definido quem é o seu público alvo, agora é preciso entender que momento da jornada de transformação ele está.

Nessa jornada existem dois pontos diferentes, nos dois extremos dela. A realização do sonho e a realização do medo. Vou ser o mais claro possível. Continuando com o exemplo do Leandro, vamos supor que nessa jornada, existem os seguintes pontos:

1 — Pessoa altamente endividada (100x sua renda mensal)

2 — Pessoa com dividas pagáveis dentro de 1 ano

3 — Pessoa sem dívida, com patrimônio líquido de 0

4 — Pessoa com com patrimônio líquido de R$10mil

5 — Pessoa com com patrimônio líquido de R$100mil

6 — Pessoa com com patrimônio líquido de R$1 milhão

7 — Pessoa independente financeira, com renda passiva que cobre seu custo de vida

Percebe que são 7 pontos diferentes da mesma jornada? A pessoa que está no ponto 1, tem o sonho de um dia chegar no 7, e a pessoa que está no 7 tem o medo de um dia chegar no 1.

Você precisa fazer o mesmo com seu público. Identificar qual ou quais são os fatores determinantes dele, normalmente envolve o medo e sonho, e à partir deles, traçar os diferentes pontos da jornada.

Com isso em mãos, defina uma nota de 0 a 10 para cada um desses pontos. Onde 0 seu negócio não consegue contribuir de forma alguma e 10 ele consegue entregar a contribuição máxima.

Vamos supor que as notas definidas foram essas:

1 — Pessoa altamente endividada (100x sua renda mensal) — 5

2 — Pessoa com dividas pagáveis dentro de 1 ano — 7

3 — Pessoa sem dívida, com patrimônio líquido de 0–9

4 — Pessoa com com patrimônio líquido de R$10mil — 9

5 — Pessoa com com patrimônio líquido de R$100mil — 10

6 — Pessoa com com patrimônio líquido de R$1 milhão — 8

7 — Pessoa independente financeira, com renda passiva que cobre seu custo de vida — 6

Dentre as notas definidas, as mais perigosas são as 7 e 8, pois são as notas que acreditamos que é possível trabalhar, que é possível gerar valor para quem está nesses pontos, porém existe algo que é um impeditivo.

Seja a sua vontade de trabalhar com pessoas nesses pontos (e está tudo bem!), ou seja algum outro motivo, existe algum ponto escondido que logo aparece e por isso é melhor evitar.

Foque então, no pontos de jornada notas 9 e 10. Dê preferencia para o ponto nota 10, pois este sim é onde consegue levar sua máxima contribuição.

Isso quer dizer que não consegue ajudar as pessoas nos outros pontos? Não! Porém o custo de energia, tempo e dinheiro será muito maior da sua parte.

Por isso, aprenda a identificar, definir e focar no seu melhor público!

Este texto gerou valor para você? Então compartilhe com alguém que você sabe que precisa ler ele e gere valor para essa pessoa também.

Deixe nos comentários a sua visão e fique de olho nos próximos conteúdos.

Um abraço,

Emannuel Zamparoni


Emannuel Zamparoni
Emannuel Zamparoni

Emannuel Zamparoni é empreendedor desde os 20 anos. Acredita que todos podem viver de propósito, em dois sentidos. Empreendendo seu propósito de vida, construindo um negócio digital ao redor dele. E não vivendo sem querer, vivendo de forma automática.

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