Está na moda acordar cedo, por volta das cinco da manhã. Um dos livros mais vendidos dos últimos anos, foi O Milagre da Manhã, que fala justamente sobre os benefícios de acordar esse horário.

Eu mesmo já fui um grande defensor dessa ideia e anos atrás tive um blog chamado Cinco Da Manhã, onde compartilhava essa ideia e os benefícios de acordar cedo.

Ainda que faça muito sentido para mim, precisei adaptar este conceito para minha rotina, meu corpo e meu propósito.

Vamos explorar um pouco mais essa ideia do “milagre” da manhã e porque ele está entre aspas.

O mito da produtividade

Em um texto anterior falei sobre o mito da produtividade e como podemos nos perder nas táticas e técnicas mirabolantes e achar que estamos produtivos.

Em essência, no texto eu falo que é mais importante a qualidade das tarefas, do que a quantidade delas.

Ou seja, é melhor ler um livro bem lido, do que ler 10 livros de qualquer modo.

Indo além, é mais importante saber para onde está indo, do que a velocidade que caminha. Do que adianta ir a toda velocidade para o lugar errado?

Aqui entra a ideia do mito da produtividade. As técnicas de produtividade funcionam muito bem, porém elas precisam ser ferramentas que vão te auxiliar com o seu objetivo e meta definido.

Para que isso aconteça, é preciso ter clareza de qual é o seu objetivo, de qual é a sua meta. Dessa forma, ao utilizar uma técnica de produtividade, você realmente está se tornando produtivo, pois está aliando a eficácia de uma ação com seu propósito.

O mesmo vale para acordar as 5 da manhã ou até mesmo antes. Se você tem claro qual o seu propósito, quais são seus objetivos e metas e utiliza esse conceito para te ajudar com eles, realmente um milagre pode acontecer.

Agora, se você não tem claro seu propósito, objetivos e metas, dificilmente vai acontecer um milagre, só porque está acordando antes do normal. Faz sentido? Me diz nos comentários o que acha sobre isso.

Dito isso, quero deixar claro que não estou criticando ou atacando o livro ou quem segue essa ideia.

O meu objetivo com este texto é te ajudar a enxergar que não basta apenas acordar mais cedo para realizar mais na sua vida. Primeiro, é preciso ter clareza do que quer realizar.

Saber exatamente onde está e onde quer chegar. Quanto mais tiver clareza disso, melhor.

Caso contrário, você corre o risco de acordar mais cedo, e no final do dia, ter utilizado este tempo extra para passar mais tempo em redes sociais.

A minha experiência com o acordar às cinco da manhã

Eu utilizei essa ideia do acordar às cinco da manhã durante dois breves períodos da minha vida e acredito que logo vou usar novamente.

A primeira vez funcionou muito bem, pois queria dar um gás na escrita do meu livro e utilizei o período das 5–7 da manhã para focar nesse objetivo.

A segunda vez já não foi como a primeira. Estava acordando esse horário para ter mais tempo, porém não tinha clareza do que fazer com este tempo extra.

Volto a dizer sobre a importância de ter claro o propósito, objetivo e metas. Ou pelo menos algum deles. A primeira vez que tentei funcionou bem, pois tinha claro um objetivo: finalizar meu livro.

A segunda vez já não tinha essa clareza e o resultado foi que, não usei para nada relevante o tempo extra que tinha ao acordar mais cedo.

Independente disso, é preciso ter muita disciplina para implementar esse conceito na sua vida. Isso porque, para acordar às cindo da manhã de forma consistente e saudável, é preciso continuar dormindo de 7–8 horas por dia.

Ou seja, é preciso ir dormir por volta das 21–22h no dia anterior. Sinceramente, pelo menos para mim é bem difícil conseguir dormir esse horário.

Perceba que enfatizei o saudável e explico o motivo. Dormir 5 a 6h por dia ou menos, salvo em excessões, não é saudável a longo prazo.

No meu caso, não conseguia dormir mais cedo. Ia dormir por volta das 23–00h e acordava às 5h. Dormia pouco e o resultado disso era, no final de semana estava completamente cansado.

Ao ponto de no sábado não conseguir ficar de olho aberto depois das 21h. Fui obrigado pelo meu corpo a dormir cedo, rs.

Foram breves períodos de tempo que me mantive acordando às cinco da manhã. Eu acredito fortemente que acordar mais cedo, mesmo que seja meia hora antes, traz grandes benefícios.

Porém, é preciso encontrar um ponto de equilíbrio e achar um horário que seja saudável manter no longo prazo.

No meu caso, foi um pequeno ajuste para as seis da manhã. Uma hora depois, que se encaixa melhor na minha rotina, com meu corpo e principalmente, com meu propósito.

Não existe pílula mágica!

O mito da produtividade ou o “milagre”da manhã, ambos os textos trazem essa ideia central:

Cuidado com a pílula mágica.

É essa a essência de ambos os textos, cuidado com a pílula mágica. Ou seja, somente acordar cedo não vai te fazer realizar mais na sua vida.

Utilizar técnicas de produtividade para aprender mais rápido, para ler mais livros, para finalizar tarefas com maior velocidade, não vão te fazer realizar mais.

Acreditar que só pelo fato de acordar às cinco da manhã você vai conseguir realizar todos seus objetivos, é acreditar na pílula mágica.

Se fosse fácil assim, todos que acordam por volta deste horário seriam grandes realizadores, e infelizmente não é bem assim.

É preciso em primeiro lugar, saber onde quer chegar. Ter o máximo de clareza de qual é o seu propósito de vida, e à partir dele, criar objetivos e metas.

Então, aliar a eles todas as técnicas possíveis que vão te auxiliar no processo de conquista. Tendo claro seu propósito, objetivos e metas, acorde às cinco da manhã, tome banho gelado, café com manteiga, etc.

Tendo claro seus objetivos e metas, utilize um timer nas suas tarefas, domine a leitura dinâmica, veja vídeos em 2x, etc, etc.

Utilize todo arsenal de técnicas, táticas, conceitos e ideias para aumentar sua produtividade. Mas antes, saiba por qual motivo quer aumentar.

Me diga qual a sua opinião sobre este post e vamos discutir sobre essa ideia do “milagre” da manhã.

Se o texto gerou valor para você, compartilha com outras pessoas e gere valor na vida delas também.

Um abraço,

Emannuel Zamparoni


Emannuel Zamparoni
Emannuel Zamparoni

Emannuel Zamparoni é empreendedor desde os 20 anos. Acredita que todos podem viver de propósito, em dois sentidos. Empreendendo seu propósito de vida, construindo um negócio digital ao redor dele. E não vivendo sem querer, vivendo de forma automática.

Leave a Reply

Your email address will not be published.