Este texto é uma continuação, para ler a parte 1 clique aqui.

Foi dito no texto anterior que um MVP é uma sigla inglês, o Minimum Viable Product ou o Mínimo Produto Viável.

Também foi falado que um MVP é algo que contém a essência daquilo que quer entregar, e que ajuda a pessoa a alcançar o resultado que deseja.

Ou seja, o MVP não é qualquer coisa mal feita que lembra vagamente o seu produto final. Lembre-se disse, ele precisa ser viável.

Uma das grandes vantagens na criação de um MVP é você ganhar velocidade de execução e começar a colher feedbacks o quanto antes.

Porém, para colher feedbacks assertivo, é preciso que o seu Mínimo Produto Viável contenha a essência e entregue o resultado que o público deseja. Bom, para saber mais, clique aqui e leia a parte 1 deste texto.

Dito isso, para continuar com o assunto de criação de MVP para infoprodutos, para negócios digitais, na minha visão, é essencial que também seja criado e testado um processo de vendas, ou um funil de vendas.

Pois dessa forma, você consegue testar duas coisas importantes:

  1. Se o seu processo de vendas vai funcionar.
  2. Se a sua entrega vai funcionar (aqui entra o assunto discutido na parte 1).

A criação do seu Mínimo Funil Viável (MFV)

Para usar uma sigla desnecessária, vamos chamar o teste do seu processo de venda de MFV, o seu Mínimo Funil Viável.

Um funil de vendas, nada mais nada menos, é um processo de venda. Um lançamento, independente de qual, é um funil de vendas e faz parte do seu processo de vendas.

Um produto que é vendido no “perpétuo”, ou seja, que está sempre a venda com “o carrinho aberto” é um funil de vendas e faz parte do seu processo de vendas.

Faz sentido?

Entender que um lançamento, independente do nome dele ou um “perpétuo” é um processo de vendas, é bem importante.

Então, para que seu MVP seja testado e você colha feedback daquilo que está funcionando ou não, é preciso também construir o seu primeiro processo de vendas, o seu MFV.

Eu recomendo dois funis para iniciar esses testes. Dois funis que são simples de serem construídos e testados.

Funil #1- Funil de venda direta

A imagem acima mostra um funil de vendas direto mais robusto, com upsell e downsell. Não se preocupe agora com esses termos.

Quando falamos de MVP e MFV, a ideia é simplificar e ir para teste o quanto antes, certo?

Resolvi colocar um print do funil completo para você entender melhor a ideia do que é construir algo viável para teste.

Tenha em mente que o objetivo final é construir este funil completo, como na imagem acima, porém ele leva tempo.

São necessários pelo menos 3 produtos diferentes, que conversam entre si. Não é para quem quer lançar o MVP e testar a aceitação dele.

Veja a diferença do mínimo funil de vendas direto viável.

Ele é muito mais simples que o funil completo. Ele está minimamente funcional. Através dele você vai conseguir testar aquilo que é necessário ser testado.

O que é preciso para construir esse funil de vendas direta?

  1. Página de vendas — aqui pode ser uma página em texto (sim, em texto!) ou um vídeo de vendas. Independente se for uma carta ou vídeo, é preciso criar uma a carta de vendas (copy).
  2. Checkout — aqui você pode usar uma plataforma pronta, como Hotmart, Eduzz, PagSeguro, etc.
  3. Página de obrigado — pode ser a página da plataforma ou uma que você mesmo crie, agradecendo a compra realizada.
  4. Email de Boas Vindas — pode ser enviado manualmente no começo, como pode automatizar com alguma ferramenta, como Mailchimp, Leadlovers, etc.

O mais complicado, e o principal elemento de teste deste funil é o passo 1, a página de vendas. Aqui você vai testar suas chamadas (headlines), a empatia com o público (problema e solução), se suas histórias conectam e claro, sua oferta.

Dependendo do nível de conhecimento que tem de ferramentas e técnicas, é possível lançar esse funil em 1 dia.

Eu acredito que, mesmo não sabendo escrever uma carta de vendas ou mexer nas plataformas, com 1 semana é possível construir esse MFV.

Este funil é valido testar para produtos até R$1000, sendo a carta de vendas em texto para produtos até R$500 e o vídeo de vendas (que basicamente é a carta de vendas em formato de vídeo) até R$1000.

Isso não é uma regra, apenas uma sugestão com base em testes anteriores meus.

Funil #2 — Funil de Aplicação

Novamente, trago a imagem do Funil de Aplicação completo. Este tipo de funil é recomendado para produtos e serviço de maior valor, como consultorias e mentorias.

Porém, para o teste do MVP precisamos construir um mínimo funil viável. Ele não precisa ser do tamanho do print acima.

Então, segue a imagem do funil simplificado.

Bem mais simples, não é mesmo?

Apenas três passos, a página de vendas, o formulário de aplicação e depois uma chamada para fazer a venda do produto ou serviço.

Para a página de vendas, o ideal aqui é vídeo. Um vídeo onde você explica o que é sua mentoria/consultoria, para quem é e para quem não é e fazendo uma chamada para a pessoa preencher a aplicação.

Ainda na página de vendas, um botão levando para o formulário, que pode ser um Google Forms.

O segredo está neste formulário. As perguntas precisam ser certeiras para trazer a pessoa certa para o terceiro passo, que é a conversa.

Que tipo de perguntas entram aqui?

  • Como está o seu momento atual?
  • Quais são suas metas para os próximos 12 meses?
  • Você tem capacidade de investir R$ 5 mil reais em uma mentoria?

São perguntas bem genéricas as que coloquei acima. Se por exemplo, sua mentoria for de negócios, a pergunta deve ser mais especifica:

  • Me conte como está o momento atual do seu negócio?
  • Qual o seu faturamento atual? E em 2020? 2019?
  • Quais são os produtos e serviços que vende?

Sem me aprofundar muito aqui, o formulário de aplicação serve para trazer pessoas mais qualificadas para a chamada, que é o terceiro passo do funil.

Se quiser que eu entre em mais detalhes dos funis, deixe um comentário abaixo me dizendo qual deles quer que aprofunde.

Em ambos os casos, os funis servem para testar seu processo de venda e depois, testar sua entrega.

Dessa forma, você consegue colocar o quanto antes seu MVP e MFV no ar, testar, colher feedback e depois, implementar as melhorias até que seu MVP se torne o produto final.

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Um abraço,

Emannuel Zamparoni


Emannuel Zamparoni
Emannuel Zamparoni

Emannuel Zamparoni é empreendedor desde os 20 anos. Acredita que todos podem viver de propósito, em dois sentidos. Empreendendo seu propósito de vida, construindo um negócio digital ao redor dele. E não vivendo sem querer, vivendo de forma automática.

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