Estou estudando atualmente o livro Traffic Secrets, do Russell Brunson. Semana passada fui na casa da minha avó, e estava com o livro embaixo do braço.

Deixei ele no sofá e fui ao banheiro. Quando voltei ela me pergunta: “Este livro é sobre tráfico?”.

Então, para que não haja confusão, o livro é sobre tráfego e não tráfico, combinado? rs.

O maior ensinamento do livro consiste em entender que tráfego não é apenas comprar anúncios no Facebook Ads ou alguma plataforma similar.

Tráfego é levar pessoas para o seu funil de vendas. Ponto.

De maneira bem simplificada tráfego é isso, levar pessoas para o seu funil de vendas. Facebook Ads é UMA maneira de levar essas pessoas para lá.

Ele divide o tráfego em três partes: tráfego que ganho, tráfego que controlo e tráfego que tenho. Vou falar sobre eles em outro post, portanto fique atento as atualizações nas redes sociais.

Hoje vou falar sobre o público alvo e a importância de definir muito bem ele.

Se você não pode definir, você não pode encontrar

Eu fiz um curso no passado sobre negócios e marketing com T. Harv Eker, o escritor do livro Os Segredos da Mente Milionária. Nesse curso ele fala a seguinte frase (sobre público ideal)

“If you can’t define them, you can’t find them”

(Se você não pode definir, você não pode encontrar)

Essa é a ideia principal por trás de definir com clareza quem é o seu público alvo, seu avatar, sua persona… independente do nome que você dá para isso, é essencial entender a importância dessa definição.

Quanto mais clareza você tem de quem é o seu melhor público, mais fácil será encontrar ele.

Trago um exemplo bem simples.

Imagine que seu público ideal sejam pessoas que gostam de cozinhar. Onde será o lugar mais fácil de encontrar esse público? Em sites de culinária, receitas, etc.

Ao pensar em outras fontes de tráfego, como páginas e perfis de Instagram e Facebook, Podcasts, canais no Youtube, sites e blogs, grupos de Facebook, quais serão seus alvos? Aqueles que falam sobre culinária, receitas, etc.

Que tipo de interesses vai colocar nos seus anúncios do Facebook e Google? Aqueles que falam sobre culinária, receitas, etc.

Faz sentido isso? Para mim sim, pois você está indo exatamente onde seu público trafega.

Portanto, essa é a importância de definir seu público ideal. Quanto mais clareza tem na definição dele, mais fácil será colocar seu funil na frente dele.

O que é mais importante: um bom produto ou uma boa definição de público?

Óbvio que os dois são importantes. Porém, se eu tivesse que escolher entre um deles, escolheria uma boa definição de público.

Por que? Porque quanto mais eu conheço meu público, mais eu sei das suas dores e necessidades, mais eu entendo seus sonhos e motivações.

Quando eu entendo isso, consigo criar soluções para essas dores, necessidades, sonhos e motivações.

E o que são essas soluções? Produtos e serviços!

O caminho contrário, ter um bom produto, não garante que eu vou conseguir encontrar um bom público para ele. Torna mais difícil a criação de um funil de vendas completo com upsell, downsell, unbundling, etc.

Então, se for para escolher entre um dos dois, escolha fazer uma boa definição de público.

Aqui vai um grande conselho: foque naquele público que você vai conseguir levar a maior contribuição possível, e não naquele “mais fácil”.

Você tem paixões, habilidades, talentos e experiência que vai servir muito bem para um determinado público. Para outros nem tanto, e para alguns sequer serve.

Digamos que você seja um professor de inglês. Seu objetivo é simples, ensinar inglês. Mas quem é o seu melhor público?

Será que é o público infantil? Ou será que é o público adolescente? Ou então seu melhor público são os adultos?

Percebe que para cada um deles, sua comunicação será diferente? Continuando com o exemplo, digamos que seu melhor público seja o público adulto.

Dentro deste público existem vários grupos diferentes. Aqueles que querem aprender inglês para viajar, para ganhar uma promoção, para morar fora, para estudar, para aprender uma nova língua.

Cada um desses grupos tem diferentes sonhos e motivações, tem diferentes medos e necessidades. Cada um deles está presente em um lugar diferente.

Por exemplo, o público que adulto que quer morar fora, pode consumir o podcast dos Irmãos Prezia, que ensina como imigrar para o Canadá.

Enquanto o público que quer aprender inglês para estudar, pode consumir o conteúdo de Instagram do PhdNosEUA da Sara e Monique.

Sacou a importância em definir bem seu público? Se sim, coloca ai nos comentários o insight que teve.

Dentro desses vários grupos de público, existe um que você vai ter mais facilidade e prazer em ajudar, ensinar e criar soluções. Foque nele, pois ele é o seu melhor público.

O modelo do público-centrismo

Em essência, no livro Traffic Secrets, Russell (olha a intimidade, haha) traz a ideia de migrarmos para um modelo de publico-centrismo, ao invés de produto-centrismo.

Ou seja, eu defino o meu melhor público, aprendo constantemente sobre ele e em como servir ele da melhor maneira possível.

Muitos negócios digitais hoje seguem o modelo de produto-centrismo. Eu crio um produto e tento encontrar o público para ele.

A diferença é gritante entre esses dois modelos.

No produto-centrismo você se torna refém daquele produto que criou, pois gastou dinheiro, tempo e energia na criação e no processo de venda dele.

Enquanto isso, no público-centrismo você tem mais liberdade de atuação. Se entende que seu melhor público necessita da solução X, você pode criar ela com uma rapidez e assertividade muito maior.

Não importa se o formato será um livro, áudios, vídeos, workshop, aula ao vivo, mentoria, consultoria… o mais importante é que entendeu a necessidade do seu público ideal e agora está trazendo uma solução que sirva a ele.

O que achou deste post? Faz sentido este modelo de público-centrismo? Conseguiu entender a importância de definir bem quem é seu melhor público? Deixe aí nos comentários suas respostas.

Se gostou do texto, compartilhe com outras pessoas e gere valor na vida delas.

Um abraço,

Emannuel Zamparoni


Emannuel Zamparoni
Emannuel Zamparoni

Emannuel Zamparoni é empreendedor desde os 20 anos. Acredita que todos podem viver de propósito, em dois sentidos. Empreendendo seu propósito de vida, construindo um negócio digital ao redor dele. E não vivendo sem querer, vivendo de forma automática.

Leave a Reply

Your email address will not be published.