Em um post anterior falei sobre a importância de criar metas para sua vida, principalmente metas SMART. Caso queira ler mais sobre esse assunto, clique aqui.
Hoje, vou falar sobre a importância de ter uma ou mais pessoas acompanhando suas metas.
O objetivo disso é simples: quando você tem uma pessoa acompanhando suas metas, cria-se um compromisso com essa pessoa. Compromisso é um gatilho mental muito forte para nós.
Essa pessoa precisa ser uma pessoa que você tem uma grande consideração, pois você tem menos chances de desonrar um compromisso com uma pessoa assim.
Por que compartilhar suas metas com alguém?
Quando você traça uma meta, e não compartilha ela com alguém, o compromisso é feito consigo mesmo. É um segredo seu. Infelizmente, estamos acostumados a quebrar os compromissos feitos conosco.
Compartilhar suas metas com a pessoa ou pessoas certas, acaba te ajudando a seguir em frente. A tarefa dessas pessoas é fazer com que você continue sempre caminhando em direção as suas metas.
Por isso é importante escolher muito bem quem é que vai acompanhar suas metas.
Primeiro, precisa ser uma pessoa que você tem uma grande consideração. Pense por um momento como seria decepcionar essa pessoa. Se você não se sente bem com essa ideia, você está no caminho certo.
Segundo, essa pessoa não pode ser aquele tipo de pessoa que te puxa para baixo, e sim, o contrário disso. A tarefa dela não é necessariamente te motivar, mas de forma alguma, ela pode te desmotivar.
Terceiro, essa pessoa precisa entender que isso não e uma brincadeira. Você precisa explicar para essa pessoa que ela precisa levar a sério a função de acompanhar suas metas.
Seguindo essas três dicas, as chances de você escolher a pessoa certa para acompanhar com você sua evolução aumenta bastante.
O que exatamente essa pessoa precisa fazer?
Definido suas metas, você vai envia-las para a pessoa escolhida. Combine com ela qual a melhor forma de envio, se é por email, Dropbox – ou algum serviço similar, – caderno, diário, etc…
Agora você vai combinar com ela qual a periodicidade que vocês vão sentar juntos – ou ligar um para o outro – e analisar sua evolução. Pode ser diariamente, semanalmente ou mensalmente.
Vamos supor que você tenha escolhido a periodicidade diária. Todos os dias de manhã – ou na noite do dia anterior, – você vai enviar para a pessoa escolhida suas metas diárias. Ao final do dia, vocês vão se reunir e você vai mostrar o que fez e o que deixou de fazer.
Essa reunião é rápida. Cinco minutos bastam. Você comanda a reunião. Inicie dizendo o que não fez e o motivo de não ter feito. Termine mostrando o que completou no dia.
Não é necessário que a pessoa escolhida por você diga algo. Apenas lembre-se que ao deixar de fazer algo que era necessário para sua meta, não está só desonrando um compromisso com você, mas também com aquela pessoa.
Quer ver como isso é forte? Imagine a seguinte situação.
Você faz uma promessa para seu filho. Diz que vai levar ele para brincar no parque no final de semana. Ao dizer isso, acaba de firmar um compromisso com ele.
Se você não leva ele para brincar no parque no final de semana, como acha que ele vai se sentir? E você, como vai se sentir? É preciso que ele diga algo? Se conhece bem ele, sabe que ele vai ficar decepcionado. Não é preciso que ele diga nada, você sabe.
Nós não gostamos de chatear alguém que temos uma consideração grande ou que amamos. Logo, isso deveria te motivar a, da próxima vez, levar seu filho no lago.
Uma dica final. A pessoa que vai acompanhar suas metas pode utilizar essa técnica também e pedir para você acompanhar as metas dela. Assim, vocês se ajudam mutuamente.
O que você acha dessa técnica? Gostou dela? Já tem em mente quem poderia ser essa pessoa? Compartilhe comigo nos comentários o que achou do post.
Achou que este post é útil e interessante? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
Este é o décimo primeiro post da série de 101 posts sobre alta performance que me comprometi escrever.Que tal receber no seu email, essa série de 101 posts sobre alta performance? Basta cadastrar seu email principal no box abaixo.