Em outros contextos, como no esporte americano, o MVP é o Most Valuable Player, ou o Jogador Mais Valioso. Como acontece nas temporadas regulares e finais da NBA, NFL, MLB, NHL, etc.

Voltando ao que importa, o MVP ou o Mínimo Produto Viável é uma forma de ganhar velocidade de execução e colocar para teste o quanto antes a sua ideia, a sua proposta de valor.

Um ponto muito importante que aprendi recentemente é, o MVP não é um produto qualquer, feito de qualquer jeito. Ele é um produto mínimo, com as mínimas funcionalidades possíveis, porém onde a essência dele é mantida.

Veja o exemplo acima. A essência do carro é ser um meio de transporte. Na primeira linha, entregar apenas a roda não é um MVP, afinal a pessoa não vai conseguir pegar o produto e ter a experiência que você deseja que ela tenha.

Na segunda linha, a essência do meio transporte é mantida com o skate. Ao invés de gastar tempo, dinheiro e energia em um produto final (5) que não sabemos se o público vai gostar, investimentos tempo, dinheiro e energia no MVP (1) e vamos para teste.

Para que serve um MVP? Separei alguns motivos que evidenciam a importância dele:

  1. Ganhamos velocidade de execução.
  2. Economizamos em funcionalidades que o público não vai gostar ou utilizar.
  3. Enxergamos pontos de melhora

E o principal… testamos e validamos nossa proposta de valor que foi transformada em um produto ou serviço.

O meu “primeiro” MVP

Primeiro está entre aspas, porque na realidade não é o meu primeiro MVP. Porém, será o primeiro MVP neste meu novo negócio e criado com as diretrizes de Design Thinking & UX, muito utilizado na criação de Startups ao redor do mundo.

Minha Proposta de Valor é: ensinar as pessoas a viver uma vida próspera e repleta de significado. Ensinar as pessoas a Viver de Propósito.

Ao redor dessa proposta, tive a ideia de criar um produto chamado Empreenda Seu Propósito, para pessoas que querem começar a empreender o propósito de suas vidas, ou pelo menos, algo significativo.

Em novembro de 2020 comecei a gravar o curso e logo no primeiro vídeo senti que algo não estava certo. Eu estava ensinado como se tornar um empreendedor digital, entretanto, fazia muito tempo que eu tinha passado por aquele momento.

Ou seja, meu início no empreendedorismo digital, tinha sido em 2012, 8 anos antes. Naquele momento, eu estava recomeçando minha empresa, porém meu momento na jornada era outro.

Já tinha construído funis de 7 dígitos, investido milhões em anúncios, vendido para mais de 58 países. A experiência que tinha naquele momento, me trazia confiança de dar alguns passos que muitos empreendedores no início não tinham.

Então, conversando com meu mentor, ele me deu a ideia de fazer mentorias. Um a um, dedicando um tempo por semana, para passar ao lado dessas pessoas que quero ajudar. Entendendo exatamente quais são as dúvidas, os medos, os sonhos e os desejos deles.

Surge então, meu “primeiro” MVP. Em janeiro dei inicio a mentoria Empreenda Seu Propósito, um MVP do programa que queria gravar meses antes.

A essência dos dois é a mesma, ensinar uma pessoa a empreender seu propósito de vida e por consequência, começar a viver uma vida mais próspera e repleta de significado.

Ensinar a viver de propósito, tanto no sentido de empreender o seu propósito de vida, quanto de viver de propósito e não viver “sem querer”.

Porém a grande diferença estava no formato das duas propostas: enquanto um levaria meses para ficar pronto, o outro poderia ser lançado no dia seguinte.

O primeiro, o programa gravado, exigiria de mim muito mais tempo, dinheiro e energia. Teria que roteirizar, criar slides, gravar e editar os vídeos, subir em uma área de membros, criar os materiais adicionais e os bônus, para só então começar a criar o funil de vendas que testaria ele.

O segundo, a mentoria 1 a 1, exigiria de mim um aplicativo de conversa: WhatsApp, Zoom, Skype, Gmeet, etc. E tempo livre para conversar e mentorar os empreendedores.

Sendo que a grande vantagem da mentoria sobre o programa gravado, é que ao conversar com os mentorados, vou entendendo cada vez mais como que através da minha experiência e conhecimento posso ajudá-los.

E sabe o que descobri? Muitos conteúdos que achava relevante, para o momento deles não era. Muitos conteúdos que não achava relevante, para o momento deles era.

Isso quer dizer que, eu teria passado um bom tempo na criação de um produto que talvez não gerasse a transformação desejada.

Uma coisa a deixar clara. Em ambos os casos eu tinha a estrutura desenhada, os passos necessários que a pessoa precisa dar para sair do momento atual, até o resultado desejado.

Com esse movimento, pude dar início ao teste e validação da minha ideia inicial, criando um MVP dela. O que eu te recomendo é que faça o mesmo dentro do seu negócio.

Como criar o seu MVP?

Primeiro é preciso reforçar o que é um MVP. É um Mínimo Produto Viável, se ele é viável, quer dizer que a pessoa tem que conseguir utilizar ele e alcançar o resultado desejado.

Vamos usar a imagem do começo do texto. Uma pessoa está no ponto A e quer chegar no ponto B, com qualquer meio de transporte da segunda linha (skate, patinete, bicicleta, moto e carro) ela consegue fazer isso.

Porém, ela não consegue ter o mesmo resultado com a primeira linha. A menos que ela esteja disposta a carregar o pneu e ir a pé, rs.

A boa notícia é que, no mercado de infoprodutos, a criação do MVP é algo muito mais tranquilo. A essência de um infoproduto é o conhecimento.

Um conhecimento que vai economizar o tempo, dinheiro e energia da pessoa que adquire ele. Um conhecimento que vai automatizar algumas ações ou que pode acelerar o resultado desejado.

Esse conhecimento pode ser entregue em diversos formatos: livro, áudio, video gravado e ao vivo.

Pegou a ideia?

Você não precisa passar meses gravando algo, seja vídeo ou áudio, ou escrevendo um livro que não sabe se alguém vai comprar.

Crie um MVP utilizando o formato de entrega ao vivo. Você pode chamar de consultoria, mentoria, aula, workshop, etc… e durante a entrega deste MVP colha os feedbacks para depois transformar este conhecimento em algo gravado e mais escalável.

O seu início não precisa ser escalável. Você precisa ganhar velocidade de execução, colocar o quanto antes sua ideia em teste, validar ou não ele e ir para o próximo passo.

Importante: o MVP também envolve todo o processo de compra, entretanto, vou falar mais sobre isso no próximo texto.

Se gostou deste texto, fique atento as redes sociais e emails para saber do lançamento do próximo.

Se ele gerou valor para você, compartilhe com outras pessoas e gere valor na vida delas também.

Um abraço,

Emannuel Zamparoni


Emannuel Zamparoni
Emannuel Zamparoni

Emannuel Zamparoni é empreendedor desde os 20 anos. Acredita que todos podem viver de propósito, em dois sentidos. Empreendendo seu propósito de vida, construindo um negócio digital ao redor dele. E não vivendo sem querer, vivendo de forma automática.

Leave a Reply

Your email address will not be published.