Ou Google Ads. Ou Taboola. Ou qualquer outra fonte de tráfego.

Venho batendo muito na tecla que seu negócio digital não é apenas o produto ou serviço que vende. Também, não é apenas o processo de venda que utiliza. É muito maior que isso.

Confundir o tráfego com Facebook Ads é cometer o mesmo erro. Ou confundir com qualquer outra ferramenta de compra de tráfego.

Se tráfego não é apenas Facebook Ads, então, o que é tráfego? Tráfego em essência é levar as pessoas até o início do seu funil.

Em um negócio físico, uma loja dentro de um shopping tem um tráfego de pessoas que chegam até sua vitrine.

Em um negócio digital, é possível diversificar as fontes de tráfego e é sobre isso que vamos conversar.

Uma coisa que eu acredito fortemente é: quanto mais tráfego seu negócio consegue absorver, mais você consegue escalar ele. Vou explicar mais sobre esse conceito em um próximo texto.

No meu curso de Business Model Canvas, eu ensino a analisar e definir as fontes de tráfego que seu negócio vai desenvolver ao longo do tempo.

Russell Brunson ensina no seu livro Traffic Secrets que existem três tipos de tráfego:

  1. Aquele que você ganha.
  2. Aquele que você controla.
  3. Aquele que você realmente possuí.

Neste texto vamos nos aprofundar nestes três tipos.

Mas primeiro, vamos conversar sobre a dependência de uma única fonte de tráfego

Não dependa de uma única fonte de tráfego

Se hoje seu negócio depende de apenas uma única fonte de tráfego, infelizmente ele corre grandes riscos. Não estou dizendo isso para te assustar, e sim, para que abra os olhos para isso.

No final de janeiro e início de fevereiro de 2021, momento que escrevo este texto, o Facebook teve uma nova atualização com relação ao iOS 14. Essa atualização simplesmente está virando de cabeça para baixo o mundo do tráfego pago.

Para você ter uma noção, plataformas gigantes como a Hotmart foi afetada e está tendo que resolver diretamente com a equipe deles de desenvolvimento.

Por mais que eu acredite na Teoria da Cauda Longa, e que a maior parte da renda do Facebook venha de pequenos anunciantes (abaixo de U$1.000.000,00 por mês), a plataforma está pouco se lixando para nós, pequenos anunciantes.

Para eles dá muito gasto gerenciar milhões de pequenos anunciantes, exige deles mais suporte, como gerentes de conta.

Quanto mais pequenos anunciantes existem na plataforma, mais anúncios que podem estragar a experiência do usuário, que é o principal produto deles. E por fim, mais servidor é preciso para gerenciar tantos dados coletados.

Enfim, o que quero dizer é que, se você não investir mais de 1 milhão de dólares por mês, são grandes as chances do Facebook cagar para você. É duro dizer isso, mas é a realidade.

Estou dizendo isso em uma posição onde já perdi contas de anúncio com centenas de milhares de reais investidos e sequer tive um retorno de um atendente.

Dito isso, depender de apenas uma única fonte de tráfego é colocar o seu negócio nas mãos de um terceiro que não tem o mesmo apreço por ele, quanto você tem. Muito longe disso.

No início de 2021 é a atualização do iOS14 que está causando um alvoroço, daqui a 6 meses (ou menos) pode ser outra. Daqui 1 ano, com certeza terá outra. Seja no Facebook, no Google, seja onde for.

As plataformas estão constantemente atualizando e essas atualizações muitas vezes afetam diretamente a fonte principal de tráfego de muitos negócios.

Acontece que, tráfego = faturamento.

Por isso que, quando se depende única e exclusivamente de uma fonte de tráfego, você está colocando em risco todo o faturamento da sua empresa.

É por este motivo que você não pode depender de uma única fonte de tráfego. Agora, entendendo isso, vamos para os três tipos de tráfego.

#1. O tráfego que você que ganha

O primeiro tipo de tráfego é aquele que você ganha de um terceiro. Sabe aquele ditado, “cavalo dado não se olha os dentes”? Bom, ele resume bem este tipo.

É um tipo de tráfego importante para desenvolver, pois na maioria dos casos, você não terá que investir alto para ter acesso a ele.

Se uma pessoa pegar este texto e compartilhar nas redes sociais, está trazendo para mim tráfego do tipo #1. É ótimo para mim, pois vem com a uma indicação, com um aval.

Por outro lado, não posso contar que terei vou ganhar este tráfego daquela pessoa especifica. Mesmo que ela me diga que no dia X vai divulgar este texto, pode ser que, por qualquer que seja o motivo, ela não faça isso.

Este é um dos tráfegos de maior qualidade que vai receber, pois vem com indicação de terceiros. Porém, não da para afirmar categoricamente que você terá este tráfego, mesmo que as pessoas prometam que vão te divulgar.

Neste tipo de tráfego entram:

  • Disparo para lista de e-mails
  • Entrevistas
  • Lives colabs
  • Relações Públicas
  • Afiliados
  • Um simples endosso de alguém (um link divulgado no stories, por exemplo)

Agora, um dos maiores segredos do tráfego é consegui encontrar o ponto de escala. Grave isso.

Portanto, tráfego é um jogo de números. Se você não pode e não deve contar que Fulano vai te divulgar no dia X, então, por que não aumentar suas chances de ganhar tráfego?

O que quero dizer com isso? Se hoje você espera que uma pessoa te traga tráfego, seja via entrevista, live, email, etc… por que não “esperar” que 100X mais pessoas te tragam tráfego?

Se tráfego é um jogo de números, e você fizer um bom trabalho aqui, constantemente estará ganhando tráfego de terceiros.

#2. O tráfego que você controla

Por um lado temos o tráfego ganho, que não temos controle sobre, ou seja, o parceiro pode ou não te divulgar, no dia que quer, mas provavelmente em um dia qualquer. Até rimou e ficou poético.

Do outro lado, temos o tráfego que você controla, que controla o quanto quer levar de pessoas e no período exato que necessita.

Aqui entram ferramentas como Facebook e Google Ads. Ferramentas onde você determina o quanto quer investir e normalmente tem controle sobre quanto tráfego vai adquirir.

Digamos que quer levar 100 pessoas para a entrada do seu funil de vendas e você sabe que o clique custa em média 1 real. Logo, seu orçamento de anúncios precisa ser de R$100 (100 pessoas clicando no anúncio X 1 real).

É o tipo de tráfego que você tem maior controle, e por conta disso, é o mais utilizado para escala de negócios digitais.

Porém, como diz o título deste texto, tráfego não é apenas Facebook Ads. Muitas pessoas confundem isso, eu me incluo neste grupo.

Facebook Ads é uma ferramenta para levar tráfego que faz parte de uma das três categorias que você deve desenvolver para ter um negócio saudável. Ele é uma parte de um todo. Depender apenas dele para seu negócio dar certo, é um risco muito grande.

Depender de apenas uma ferramenta, ou apenas uma das três categorias de tráfego, é um risco grande. No entanto, depender apenas de Facebook Ads (aqui inclui Instagram Ads também) é um risco ainda maior.

Isso porque o Facebook é conhecido por seus bloqueios arbitrários de contas e gerenciadores de anúncios. Se você já teve uma conta ou gerenciador bloqueado, e não sabe o motivo, entende o que estou dizendo.

Como depender de uma ferramenta que pode te tirar do jogo com um estalar de dedo? Por isso que é importante desenvolver os três tipos de tráfego, principalmente o terceiro.

#3 O tráfego que você tem

Tanto o tráfego que você ganha, quanto o que controla, eles não são seus. Em 2019, o Raiam Santos, tinha um perfil com mais de um milhão de seguidores no Instagram.

Ele ganhava muito tráfego através deste canal. No entanto, o Instagram resolveu bloquear ele e isso deu uma abalada nele que dependia muito na época do seu Instagram para fazer seu negócio funcionar.

Lembro que ele disse uma frase que me marcou: “Não construa seu castelo em terreno alugado”.

Essa frase resume bem o terceiro tipo de tráfego, o que você tem. Você pode ter milhões de seguidores e inscritos nas redes sociais, seja ela qual for. Isso pode ser uma enorme fonte de tráfego, quando bem utilizado.

Porém, todo este ativo não é seu, é da plataforma que você utiliza. O mesmo vale para o tráfego que controla, é todo da plataforma.

Mesmo pagando por ele, a plataforma pode rejeitar seu investimento e te dar um tchau. O que fazer para não depender de fontes de tráfego que não são suas?

Desenvolver o terceiro tipo de tráfego, aquele que você controla. Explicando de forma bem simples, transforme o tráfego #1 e #2 em tráfego do tipo #3, capturando o contato dessas pessoas.

De preferencia capture o email deles e em um segundo momento o telefone. Ao fazer isso, claro com a permissão da pessoa, você está criando sua lista de ativos mais valiosa.

Tendo a permissão deles, você pode subir essa lista em uma ferramenta de gerenciamento de contatos e disparo de email, e com frequência mandar emails para eles.

Dessa forma, você passa a gerar tráfego à partir de uma lista de contatos. E o melhor, este tráfego é todo seu. O Facebook pode te bloquear e não permitir que anuncie nele, o Youtube pode retirar seu canal do ar, porém eles não podem te impedir de mandar emails para sua base de contatos.

Em essência, sempre que tiver a oportunidade, busque capturar o email da pessoa no início do funil, oferecendo algo de valor em troca:

  • Um PDF gratuito.
  • Uma série de vídeos.
  • Uma ferramenta.
  • Qualquer outro formato de conteúdo que gere valor.

Quando ganhar tráfego, mande para uma página de captura. Quando comprar tráfego, mande para uma página de captura. Dessa forma, você cresce dia após dia sua base de contatos, um dos maiores ativos do seu negócio.

Desenvolvendo os três tipos de tráfego

Este exato funil de vendas utilizo para meus projetos e funciona muito bem. A ideia que trouxe para você aqui é não depender exclusivamente de apenas um tipo de tráfego.

Trabalhe bem o tráfego que você ganha, que são seus conteúdos e o seu networking. Trabalhe bem também o tráfego que você controle, comprando no Facebook, Google, Taboola, etc.

Porém, não deixe de transformar eles no tráfego que você tem. Em textos futuros vou falar mais sobre esse assunto e como é possível escalar seu negócio através deste terceiro tipo de tráfego.

Todos os três tipos de tráfego são importantes. Não negligencie nenhum deles e garanto que dentro de 6–12 meses você terá um negócio digital sólido, lucrativo e escalável.

Afinal, tráfego não é apenas Facebook Ads.

Se você gostou deste texto, compartilhe com outros pessoas, gere valor na vida delas e me dê de presente o tráfego de tipo #1, rs.

Outros textos que vão te ajudar a entender melhor essa mentalidade de pensar no todo ao invés de uma parte:

Um abraço,

Emannuel Zamparoni


Emannuel Zamparoni
Emannuel Zamparoni

Emannuel Zamparoni é empreendedor desde os 20 anos. Acredita que todos podem viver de propósito, em dois sentidos. Empreendendo seu propósito de vida, construindo um negócio digital ao redor dele. E não vivendo sem querer, vivendo de forma automática.

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