Eu converso com muitos empreendedores digitais toda semana, e a grande maioria deles, infelizmente não tem clareza do que é a Proposta de Valor do seu negócio.

Outro dia em uma dessas conversas, perguntei para a pessoa: qual o momento atual do seu negócio?

A resposta dele foi a seguinte:

“Hoje eu tenho um curso dividido em 8 módulos. O curso ensina as pessoas a reprogramar sua mente para o empreendedorismo.

O módulo 1 é sobre mentalidade. Eu abordo o modo como ele pensa, crenças de merecimento, etc.

O módulo 2…”

Ele foi dizendo módulo por módulo o que era o curso dele. Percebe que a pergunta não foi “como funciona o seu curso?” e sim, “qual o momento atual do seu negócio?”

Talvez ele não estivesse em um momento muito bom para conversar, ou talvez não tenha entendido a pergunta.

Porém, para mim isso demonstrou um grande problema que nós empreendedores digitais temos: entender que um negócio digital está muito além de um produto.

Em outras palavras, seu produto faz parte do seu negócio, porém seu negócio NÃO é o seu produto. Sacou?

Então, o que é um negócio digital? E o que é essa tal Proposta de Valor?

A Proposta de Valor do seu negócio digital

Em 2019 fiz um curso com Steve Blank, conhecido como por ter criador o termo Startup Enxuta (Lean Startup). Ele traz várias definições interessantes sobre o que é uma empresa e o que é uma startup.

Empresa: uma organização que vende um produto ou serviço em troca de faturamento e lucro.

Startup: uma organização temporária, feita para encontrar um modelo ESCALÁVEL e REPETÍVEL de negócios.

Por que isso é importante para nós empreendedores digitais?

Primeiro, porque precisamos entender que um negócio/empresa, seja mais tradicional ou totalmente digital é uma organização.

É uma organização compostas de processos repetíveis que trazem lucro e permite que ela seja escalada.

Trazendo isso para nossa realidade, um lançamento (seja ele qual for) é um processo. No momento que você domina esse processo, ou seja, ele está trazendo lucro para sua empresa, ele pode ser repetível.

O lançamento é um processo de venda de um produto ou serviço em troca de lucro.

Segundo, é preciso entender que um negócio/empresa digital, é uma ORGANIZAÇÃO que vende um produto ou serviço.

O que isso quer dizer?

Que um negócio/empresa digital NÃO É um produto ou serviço, e sim a estrutura responsável por fazer vendas de forma repetível e lucrativa deles.

Faz sentido isso para você?

Isso quebra duas coisas importantes e que muitos empreendedores digitais confundem.

  1. Seu negócio não é o seu produto e serviço.
  2. Seu negócio não é o seu processo de venda.

Então, da próxima vez que alguém te perguntar, “o que é o seu negócio?”, você não vai responder algo do gênero.

  1. Eu vendo um produto de emagrecimento.
  2. Eu faço lançamento todo mês de um produto de finanças.

Isso é produto (1) e processo (2). Quando alguém te perguntar isso, responda a Proposta de Valor do seu negócio.

E o que é essa tal Proposta de Valor?

Ela não é sobre seu produto, serviço ou ideia. Ela é a NECESSIDADE ou PROBLEMA que você resolve.

Ela é o BENEFÍCIO que você leva para determinado grupo de clientes, ou a DOR que você remove deles.

Continuando com os exemplos acima, essa pessoa poderia responder:

  1. Meu negócio ajuda pessoas a emagrecer de forma saudável, através de uma alimentação balanceada.
  2. Meu negócio ensina pessoas investirem a longo prazo na bolsa de valores.

Percebe a diferença nas respostas?

O COMO o negócio ajuda ou ensina as pessoas, pode ser através de livros, áudios, cursos, programas, workshops, mentorias, consultorias, etc.

O COMO o negócio vende esses formatos citados acima, pode ser através de lançamentos, venda direta, afiliados, um a um, etc.

Pense na Proposta de Valor do seu negócio digital. Entender a diferença mostrada aqui neste texto é muito importante e vou te dizer o motivo.

Por que é tão importante entender a Proposta de Valor do seu negócio digital?

Se eu enxergo meu negócio como vendas de livro, estou colocando meu foco no formato do produto. Porém, essa solução que entrego no livro, poderia ser entregue em um curso gravado, ou em um workshop presencial.

A essência do livro, ou o conteúdo dele, pode ser transformado em diversos outros projetos.

Acontece que, quando um empreendedor fica focado apenas no produto, muitas vezes o que acontece é uma dificuldade de enxergar que é possível entregar valor de diversas outras formas.

Quando o foco está na Proposta de Valor, e não no produto ou serviço oferecido, o empreendedor consegue enxergar com muito mais facilidade que o valor que ele entrega não está no formato, e sim, na proposta.

Outro ponto para entender a importância dela, está relacionado aos processos de venda. Se um empreendedor entende e foca que seu negócio é apenas lançamento, perpétuo ou seja lá qual processo de venda, ele tende a enxergar como o único processo possível.

Não vou generalizar e dizer que todos pensam assim, mas vejo muitas pessoas passando por essa dificuldade.

Um empreendedor digital que está focado no seu processo de venda, não consegue perceber que seu negócio NÃO É a forma como ele vende seu produto e serviço. Está além disso.

Um negócio saudável não pode ter entrada de caixa esporádica, por exemplo, a cada 3 meses. Já vi muitas pessoas que deixam seu negócio dependendo de lançamentos que são feitos a cada 2–3 meses.

É inegável que lançamento funciona. Então, por que não conectar dois processos de vendas?

Por que não ter um processo de venda para trazer clientes, vendas e lucros todos os dias e outro processo que traz pico desses clientes, vendas e lucro?

Porém, para uma pessoa pensar dessa forma, ela precisa deixar de focar no seu produto, serviço ou processo de venda, e passar a focar na sua Proposta de Valor.

Se você gostou do texto, compartilhe com alguém e gere valor na vida dessa pessoa.

E deixe nos comentários abaixo, qual a sua opinião sobre esse assunto.

Um abraço,

Emannuel Zamparoni


Emannuel Zamparoni
Emannuel Zamparoni

Emannuel Zamparoni é empreendedor desde os 20 anos. Acredita que todos podem viver de propósito, em dois sentidos. Empreendendo seu propósito de vida, construindo um negócio digital ao redor dele. E não vivendo sem querer, vivendo de forma automática.

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