Você programa seu dia? Ou simplesmente faz “o que der na telha”? Neste post, vou falar sobre a lista de tarefas diárias, ou to do list.
A lista de tarefas diárias é exatamente o que o nome dela diz, uma lista de tarefas que temos que fazer durante dia.
Fim de post? Não! 🙂
Vamos aprofundar um pouco mais neste assunto.
A importância de uma lista de tarefas diárias
Se você vai dormir com a sensação de que poderia ter feito mais no dia, está na hora de você criar sua to do list.
Pense comigo. Você não faz sua lista, logo, você não tem como mensurar o que foi feito no dia. Você pode ter o dia mais produtivo da sua vida, entretanto, sem ter o que riscar – retirar da lista – fica difícil saber se você realmente foi produtivo.
Quando você cria uma to do list, ao final do dia, você consegue mensurar se o dia foi produtivo ou não. Basta ver a lista, os itens riscados ou grifados, e você vai conseguir ver o quanto produziu neste dia.
A sua lista de tarefas diárias tem outra importância: ela não te deixa perdido. É como um mapa, ela te mostra exatamente o que você tem que fazer.
Quando você termina uma tarefa, sabe qual está pendente. Você faz um pequeno intervalo e já sabe exatamente o que precisa ser feito. Você não fica com a sensação de que está perdido, sem saber o que precisa fazer.
Mais um ponto importante. A to do list, feita da maneira correta, evita que você esqueça das tarefas importantes que você tem no dia, como por exemplo, pagar contas! Tem costume de esquecer de pagar suas contas? Comece a criar sua to do list.
Um último argumento. Alinhando sua lista de tarefas diárias com suas metas SMART, é possível criar tarefas que vão fazer com que você caminhe em direção as suas metas. Isso é extremamente importante, pois você consegue mensurar sua produtividade e também enxerga como essas tarefas diárias vão te ajudar a longo prazo.
Como fazer sua to do list?
Existem algumas formas de fazer sua lista de tarefas diária. A principal delas, e que eu recomendo que você faça, é alinhando com suas metas de longo prazo.
Então antes de prosseguir com a leitura deste post, dê uma lida neste outros dois:
- A importância das metas SMART;
- Metas de longo prazo;
Trace suas metas de longo prazo – 7 anos – depois, trace sua meta de médio prazo – anual – e curto prazo – mensal. Feito isso, você já pode definir as tarefas necessárias para alcançar cada uma dessas metas.
Lembrando que, sua meta mensal deve te ajudar na anual e a anual na meta de 7 anos. Um breve exemplo:
Você tem como meta ter 1 milhão de reais na sua conta bancária ao longo de 7 anos. Sua meta anual pode ser ganhar os primeiros 100 mil, e sua meta mensal, ganhar 5 mil.
Agora faça a seguinte pergunta: quais tarefas que tenho eu preciso fazer ao longo do mês para que eu consiga ganhar os 5 mil reais?
Com as tarefas definidas para alcançar sua meta mensal, quebre essas tarefas maiores em tarefas menores. Tarefas que você possa fazer em apena um dia.
Dessa forma, você já pode começar a montar sua to do list. Faça isso para cada meta que você possuí.
Alguns pontos importantes.
- Você pode reservar um dia para criar sua lista de tarefas, como por exemplo, o domingo. Todos os domingos, crie sua to do list para a semana que vai iniciar; ou, crie sua to do list no dia anterior. É importante que você não deixe para criar sua lista no dia que ela tem que ser feita;
- Crie uma lista com 5 tarefas importantes. Essas tarefas são aquelas que não podem ser adiadas. Faça sua lista com apenas 5, para não ficar perdido no meio de várias tarefas importantes. Ficou sem fazer uma tarefa importante? Ela automaticamente se transforma em uma tarefa importante do dia seguinte;
- Sempre que terminar uma tarefa, arrume uma forma de marcar que você completou ela. Isso vai depender muito da forma como você cria sua lista, mas é importante fazer essa marcação, para no final do dia, você olhar para a lista e sentir que seu dia foi produtivo;
- Arrume uma forma fácil de criar e visualizar sua to do list. Pode ser um aplicativo, arquivo Excel, Google Docs, caderno, agenda, etc… Faça da forma como achar mais conveniente para você;
Espero que você tenha entendido a importância de criar uma to do list.
Gostou do post? Compartilhe comigo nos comentários abaixo o que achou deste post. E se achou ele útil e interessante, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.