Metas são excelentes guias para nós. Através delas sabemos onde queremos chegar, o quanto falta para chegar e se estamos no caminho certo.
Algumas metas no motivam a agir, enquanto outras ficam apenas no papel.
Algumas metas conseguimos alcançar, enquanto outras falhamos miseravelmente.
Por que isso acontece? Por que em alguns casos as metas parecem funcionar e em outros não? Será que existe um padrão de metas que são mais fáceis de alcançar? Sexta, no Globo Repórter.
Conheça as metas SMART.
Um pouco mais sobre as metas SMART
Talvez você já tenha ouvido falar nelas com um ou outro nome, metas ESPERTA. Vou manter o termo em inglês porque para mim faz mais sentido.
Metas SMART, se traduzirmos ao pé da letra, é exatamente o nome acima, metas espertas, metas inteligentes. Elas são diferentes das metas comuns, pois são estruturadas de forma que fique mais fácil a realização dela.
Cada letra do SMART representa uma característica que sua meta deve ter.
S – Specific (Específica)
M – Measurable (Mensurável)
A – Attainable (Atingível)
R – Relevant (Relevante)
T – Time-bomb (Temporal)
Sua meta, para ser considerada SMART, deve ter cada um dos itens acima.
S – Specific (Específica)
Sua meta SMART precisa ser específica, ou seja, você precisa dizer exatamente o que quer alcançar. Perder peso não é específico, perder 5kg é.
Por que é importante que ela seja específica?
Se você tem como meta perder peso, ao perder 500g, você atingiu seu objetivo. Quando a meta não é específica, qualquer resultado basta para ter atingido-a.
M – Measurable (Mensurável)
Sua meta SMART precisa ser mensurável, ou seja, você precisa conseguir medir seu avanço. Utilizando o exemplo acima, se você perder 3kg, você sabe que faltam 2kg para alcançar sua meta.
Por que é importante que ela seja mensurável?
Se você não consegue medir seu avanço, você provavelmente também não tem como saber se alcançou ou não sua meta. Outro fator importante da meta ser mensurável é que você sabe exatamente quanto falta para alcançá-la.
A – Attainable (Atingível)
Sua meta SMART precisa ser atingível, ou seja, precisa ser possível – ou pelo menos você precisa acreditar que é possível – alcançar sua meta. Perder 5kg em um mês é totalmente possível, perder 50kg em um mês, já beira o impossível.
Por que é importante que ela seja atingível?
Se sua meta não foi atingível, você não vai ficar motivado para alcançá-la. Pelo contrário, isso vai te desmotivar a tentar cumprir essa sua meta.
R – Relevant (Relevante)
Sua meta SMART precisa ser relevante, ou seja, ela precisa ter significado. Ela precisa fazer sentido para você. Se perder 5kg não faz sentido nenhum para você, então ela não é relevante para sua vida. Agora, se perder 5kg significa entrar no vestido de formatura, ela é totalmente relevante para você.
Por que é importante que ela seja relevante?
Se você não ver um sentido por trás da meta, a tendência é que com o tempo você desista dela, pois ela não tem significado para você. Pergunte “por que” você quer atingir determinada meta, várias vezes, até que você chegue no motivo final. Se o motivo final fizer sentido para você, vá em frente. Caso contrário, melhor achar outra meta.
T – Time-bomb (Temporal)
Sua meta SMART precisa ser temporal, ou seja, ela precisa de um tempo máximo para ser cumprida. Determine um espaço de tempo para cumprir determinada meta. Lembre-se, que este item está ligado ao A (Atingível). Perder 5kg em um mês é possível, em uma semana difícil, em um dia muito difícil.
Por que é importante que ela seja temporal?
Se você não determina um espaço de tempo para alcançá-la, vai faltar algo na sua meta. Ela perde sua importância, já que você tem “todo tempo do mundo para focar nela”. Ao determinar um tempo para sua meta, ela se torna mais real, mais tangível e consequentemente, mais fácil de ser alcançada.
Meta comum x Meta SMART
Uma meta comum normalmente não é alcançada. Ela é esquecida em algum lugar da sua mente, já que ela não tem significado, não tem tempo para ser cumprida, talvez não seja atingível, nem específica e muito menos, mensurável.
Uma meta SMART é uma meta que tem tudo para ser cumprida. Depende de você. Dos seus esforços, da sua força de vontade. Criar uma meta SMART é um grande passo para realização dos seus objetivos.
Sempre que for criar uma meta, faça o filtro SMART nela. Verifique letra por letra e veja se ela é uma meta SMART ou uma meta comum. Se for uma meta comum, vá modificando ela até que vire uma meta SMART.
IMPORTANTE: Quando fizer suas metas SMART, escreve-as e coloque em algum lugar bem visível, de preferência que você veja com uma certa frequência. Sempre que ver o papel com suas metas, relembre rapidamente de cada uma delas.
E você? Já tem suas metas SMART? Ou tem apenas metas comuns? Compartilhe comigo o que achou deste post nos comentários abaixo e se achou ele interessante e útil, compartilhe também com seus amigos.
Este é o sétimo post da série de 101 posts sobre alta performance que me comprometi escrever.Que tal receber no seu email, essa série de 101 posts sobre alta performance? Basta cadastrar seu email principal no box abaixo.