Antes de ler este post, recomendo a leitura deste: 01 de 101 – O mito da produtividade

Nós seres humanos somos criaturas de hábitos. Temos diversos hábitos, alguns positivos, outros negativos.

Quando acordamos, iniciamos uma determinada rotina. Essa repleta de hábitos que construímos ao longo dos anos. A mesma coisa acontece no decorrer do dia: durante a manhã, antes e depois do almoço, durante a tarde, antes e depois de jantar e antes de dormir.

Em cada período estamos habituados a fazer algo. Na maioria das vezes, fazemos isso no piloto automático. Afinal, são hábitos. Não existe a necessidade de gastar nossa força de vontade para a realização dele.

Essa é a mágica do hábito. Quando transformamos uma ação em um hábito não precisamos mais gastar nossa força de vontade – que é limitada – para conseguir realizar aquela ação.

 

A magia por trás do hábito

Decidir começar algo novo em nossas vidas exige força de vontade. Você vai ter que mudar algo da sua rotina para encaixar essa nova atividade. Vai ter que sair da sua zona de conforto, e isso exige muita força de vontade.

O problema que ela é limitada. Um exemplo que li no livro “A Única Coisa”, é que nossa força de vontade é como a bateria de um celular. Quanto mais se usa, menos se tem.

Por isso que existem momentos que não estamos com vontade de fazer aquilo que nos comprometemos. Nesses momentos, ou utilizamos nossa força de vontade, ou deixamos de fazer.

É aqui que entra a magia do hábito. No momento em que você transforma aquela atividade em um hábito, ela se torna muito mais fácil de ser realizada, pois seu cérebro já se acostumou com ela. Ela se torna parte da sua rotina diária. Essa atividade entra na sua zona de conforto.

A partir desse momento, você não precisa mais utilizar da sua força de vontade para realização da atividade. A magia do hábito entra em cena e você pode guardar sua força de vontade para outras coisas.

 

Nossos hábitos nos trouxeram onde estamos

Sua vida atual é resultado dos seus hábitos diários. Pense na sua saúde. Ela é resultado dos seus hábitos alimentares, de exercícios e estilo de vida.

Pense na sua vida financeira. Ela é o resultado dos hábitos que você tem de ganhos, gastos e economias.

Qualquer área da sua vida, está atualmente da maneira que está, graças aos hábitos que você tem.

Portanto, se você quer mudar alguma parte da sua vida, é preciso começar a mudar seus hábitos.

Isso não é fácil, exige a mesma força de vontade, ou até mais, de quando queremos criar um novo hábito em nossas vidas.

 

Hábitos e a produtividade

Como disse no início do post, existem hábitos positivos e hábitos negativos. Utilizando outras palavras, existem hábitos construtivos e destrutivos.

Para ter uma vida produtiva, de alta performance, precisamos cultivar o maior número de hábitos construtivos no nosso dia-a-dia.

Hábitos positivos ou construtivos te levam para mais perto do seus objetivos, do seu propósito de vida.

Enquanto hábitos negativos ou destrutivos te levam para mais longe deles.

Se você tem o hábito negativo de verificar suas redes sociais a cada 5 minutos, com certeza ele atrapalha sua produtividade. Se ele te deixa menos produtivo, logo, você produz menos e fica cada vez mais longe daquilo que deseja.

Se você tem o hábito destrutivo de se alimentar mal, isso afeta todo seu corpo. Você acaba tendo menos energia para viver seu dia – além de outras consequências. Quando você fica com menos energia, você também produz menos e fica cada vez mais longe do seu propósito.

E assim vai…

Cada hábito negativo ou destrutivo vai te levar para mais longe do que você deseja. Então, é preciso fazer uma autoanalise, descobrir quais são esses hábitos negativos e aos poucos, ir substituindo-os por hábitos positivos.

Este é o terceiro post da série de 101 posts sobre alta performance que me comprometi escrever. Caso tenha gostado, compartilhe este post com seus amigos e familiares.

Que tal receber no seu email, essa série de 101 posts sobre alta performance?  Basta cadastrar seu email principal no box abaixo.

Não se esqueça de deixar um comentário abaixo dizendo o que achou deste post.


Emannuel Zamparoni
Emannuel Zamparoni

Emannuel Zamparoni é empreendedor desde os 20 anos. Acredita que todos podem viver de propósito, em dois sentidos. Empreendendo seu propósito de vida, construindo um negócio digital ao redor dele. E não vivendo sem querer, vivendo de forma automática.

Leave a Reply

Your email address will not be published.