Quem nunca disse sim para algo que não tinha a menor vontade de fazer? Ou que até tinha vontade, mas ao dizer sim, arrependeu-se momentos depois?
É comum uma situação como essa acontecer. Nós dizemos sim para os outros, mesmo quando não podemos ou queremos, por medo de chatear a pessoa ou por outro medo irracional.
Quando dizemos SIM para os outros, normalmente acabamos dizendo NÃO para nós mesmos. Ficamos em segundo plano. Normal, afinal, não queremos ser taxados de egoístas.
Entretanto, será que é egoísmo dizer não para os outros? E será que é altruísmo dizer sim todas as vezes que nos pedem algo?
Devemos aprender a dar importância para aquilo realmente importa
Saber dizer não na hora certa vai colaborar com nosso objetivo de viver uma vida mais plena, uma vida de alta performance.
Por que digo isso?
Quando saímos dizendo sim para todo mundo, normalmente deixamos nossas prioridades de lado e passamos a priorizar aquilo que a outra pessoa nos delegou. Ao dizer sim, quando não podemos dizer, não damos importância para o que realmente importa.
Se você quer viver uma vida de alta performance, você precisa aprender a dizer não para os outros. Esse é um grande passo para priorizar para aquilo que realmente importa para você.
Existe uma técnica de produtividade que nos ensina a fazer todos os dias uma única coisa que consideramos realmente importante. Essa única coisa, é aquele grande passo que vamos dar no dia em direção aos nossos objetivos.
Infelizmente é normal deixarmos de fazer essa única coisa. Por diversos motivos, entre eles, não saber dizer NÃO na hora certa.
Outro motivo importante para aprender a dizer não para os outros é que isso colabora com o nosso objetivo de viver uma vida mais plena.
Muitas vezes, ao dizer sim, você se sobrecarrega de tarefas que na maioria das vezes não vai contribuir com seu propósito de vida. Seu tempo é limitado, por causa disso, não damos conta de tanta coisa que temos que fazer. E ficamos mal por conta disso, já que nos comprometemos a ajudar quem nos solicitou.
Isso acaba afetando nosso emocional, pois nos sentimos estressados, irritados e mal-humorados. Afeta nosso físico, pois ficamos cansados e sem energia. Afeta nossa mente, pois ficamos cansados mentalmente, e também afeta nossa espiritualidade, pois deixamos de lado nosso propósito para viver a prioridade dos outros.
Vamos, portanto, aprender a dizer não para as outras pessoas e sim para nós mesmos.
“Isso soa um tanto quanto egoísta para mim…”
Você pode estar pensando exatamente isso agora. Então, repito as perguntas do início do post.
Será que é egoísmo dizer não para os outros? Será que é altruísmo dizer sim quando nos pedem algo?
Se pegarmos o significado da palavra egoísmo no dicionário, – o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses em primeiro lugar – sim, estamos sendo egoístas.
Entretanto, será que ser egoísta é realmente tão ruim como foi ensinado?
Ayn Rand demonstra no Objetivismo e no livro A Revolta de Atlas, que ser egoísta contribui positivamente para a sociedade e pode muitas vezes, desfrutando de seu ego e do prazer que sente em ajudar as pessoas, agir de maneira semelhante ao altruísta, porém por puro interesse próprio. (Wiki)
Vou fazer uma breve analise de ser altruísta. O altruísmo é fazer bem para os demais sem esperar nada em troca. Será estamos dizendo sim para os outros simplesmente porque queremos ajudar, ou por um segundo, e até terceiro, motivo?
Se estamos dizendo sim para os outros por interesse próprio, não estamos sendo tão altruístas como pensamos.
Da mesma forma, se estamos dizendo não para os outros – e sim para nós mesmos – para priorizar certas coisas na nossa vida, coisas que talvez possam trazer um grande benefício para a sociedade, nós não estamos sendo tão egoístas quanto pensamos.
E você? O que acha do que foi discutido aqui neste post? Compartilhe sua opinião comigo nos comentários abaixo, e se gostou dele, compartilhe também com seus amigos e familiares nas redes sociais.
Este é o segundo post da série de 101 posts sobre alta performance que me comprometi escrever.
Que tal receber no seu email, essa série de 101 posts sobre alta performance? Basta cadastrar seu email principal no box abaixo.