Na busca de nos aprimorarmos, de evoluirmos como pessoas, entender nossas emoções e saber como lidar com elas é um dos pontos essenciais.
Precisamos aprender a controlar nossas emoções. Ficar tranquilo quando necessário. Dissipar a angústia. Reduzir nossos níveis de ansiedade. Diminuir nosso stress.
Tudo isso importa muito quando queremos levar uma vida mais equilibrada, entretanto, nossas emoções, junto com nossa saúde física, é uma das áreas mais negligenciadas por nós.
Está muito ansioso? Tome um Rivotril. Ele baixa seus níveis de ansiedade e te deixa mais tranquilo. Ir atrás do cerne do problema, do motivo de você estar ansioso, nem pensar!
Não é a toa que o Brasil é um dos maiores consumidores de Rivotril. Fonte.
A ansiedade é um aviso que tem algo de errado. Assim como a angústia, depressão, stress, hiperatividade, e por aí vai…
Portanto, chega de remediar o problema e vamos aprender a ir direto na raiz do problema.
A importância de saber controlar nossas emoções
Inteligência emocional é um conceito criado pelo psicólogo estadunidense Daniel Goleman. Uma pessoa emocionalmente inteligente é aquela que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade.
Segundo Goleman, as vantagens que as pessoas inteligentes emocionalmente tem em relação as outras, são:
- Autoconhecimento;
- Controle emocional;
- Automotivação;
- Empatia;
- Desenvolver habilidade sociais;
Vamos a alguns exemplos da importância que tem controlar nossas emoções.
Você precisa conversar com alguém e normalmente fica nervoso diante dessa pessoa. Se não tem controle das suas emoções, pode adiar essa conversa, simplesmente por não saber lidar com a situação.
Entretanto, se você aprende a controlar melhor suas emoções, consegue ter uma conversa fluída com a pessoa.
Um outro exemplo. Um corretor da bolsa de valores fez uma operação, mas como é ansioso fica acompanhando a mudança dos gráficos a todo o momento. Se ele não tiver controle emocional, ele pode tomar uma decisão errada e perder dinheiro por conta disso.
Essa é a importância do controle emocional, ou da inteligência emocional. Saber utilizar as emoções certas nos diferentes momentos da sua vida, principalmente naqueles que fogem da sua zona de conforto.
Como aprender a controlar suas emoções?
Existem várias formas de obter um controle maior das suas emoções: através do autoconhecimento, exercícios, técnicas pontuais e até mesmo medicação.
Como deu para perceber sou contra determinados tipos de medicação, acredito que ela deve ser usada somente em casos específicos. Caso contrário, ela só vai tapar um buraco – e pode abrir um buraco maior em outro lugar.
Já adianto que o melhor método que eu conheço é o através do autoconhecimento. Uma das melhores formas de conseguir isso é através da psicoterapia, com a ajuda de um psicólogo. Como eu não sou psicólogo, não vou poder abordar muito esse assunto aqui no blog, mas fica minha dica.
Aqui no blog vou falar sobre os exercícios e técnicas pontuais que pode utilizar para ter um controle maior sobre suas emoções.
Existem técnicas de respiração, por exemplo, que pode te deixar mais relaxado ou mais agitado, dependendo de como ela é feito.
Portanto, pode usar essas técnicas de respiração em situações específicas e assim, ter um controle maior sobre suas emoções.
Outra forma interessante para desenvolver sua inteligência emocional é através da PNL.
PNL significa programação neurolinguística. Através dela você consegue obter ótimos resultados em controlar suas emoções.
Caso você tenha interesse em saber mais sobre inteligência emocional e ter acesso a exercícios e técnicas que vão te ajudar a ter esse controle, cadastre seu email no box abaixo para ficar por dentro das novidades.
Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários abaixo.