Quantas técnicas de produtividade você conhece? Quantas técnicas você já utilizou? Aqui mesmo neste blog eu mostro algumas técnicas que utilizo no meu dia-a-dia, entretanto, somente isso não basta para você ser produtivo, é preciso ir além.

Você pode conhecer inúmeras técnicas de produtividade, e ainda assim chegar ao final do dia com aquela sensação de que falta algo.

Você pode utilizar com maestria cada uma das técnicas, e ainda assim ao final do dia, fica com aquela sensação de que não avançou em nada.

Esse é o mito da produtividade.

Ser ou não ser produtivo? Eis a questão!

Hoje em dia o assunto produtividade é algo muito buscado. As pessoas querem otimizar seu tempo, aproveitar melhor os minutos que tem por dia.

Querem conseguir trabalhar 12 horas por dia em um ritmo de extrema produtividade, ou, querem trabalhar apenas 1 hora e nessa única hora conseguir fazer tudo que precisa.

E para isso, elas recorrem a produtividade. Técnicas que vão otimizar seu trabalho. Volto a perguntar, quantas dessas técnicas você conhece?

Eu conheço várias técnicas. Já li alguns livros sobre o assunto, fiz cursos e treinamentos para aumentar minha produtividade.

Gastei muito tempo e dinheiro para chegar a seguinte conclusão: ser produtivo é um mito!

Explico o motivo:

A falsa produtividade

Você pode conseguir fazer suas tarefas em quatro pomodoros de 25 minutos. Pode otimizar todas suas tarefas diárias utilizando a Lei de Pareto.

Nada disso vai adiantar se não estiver utilizando essas técnicas para seu potencializar seu propósito de vida. Se não tem claro na sua mente o que realmente quer, por mais “produtivo” que seja durante o dia, você ainda vai dormir com aquela sensação de vazio, de que poderia ter feito algo a mais.

Utilizar técnicas de produtividade sem um propósito definido é a mesma coisa que você sair plantando sementes de soja, em uma plantação que deveria ser de café. Por mais produtivo que foi ao plantar as sementes, está plantando a semente errada.

Consequentemente também colhe os frutos errados.

E quando analisa o resultado da sua “produtividade”, você descobre que as técnicas que aprendeu e se esforçou tanto para usar não valeram a pena.

Então, o que devo fazer? Ignorar as técnicas de produtividade que sei?

Não! Veja bem, na minha percepção existem quatro níveis de produtividade.

Os quatro níveis de produtividade

O primeiro nível é quando você não tem propósito e não utiliza nenhuma técnica no seu dia-a-dia. É o nível onde não dá passo nenhum, não sai do lugar. Fica completamente estagnado, sem saber para onde ir. Deixando a vida me levar.

O segundo nível é quando se tem um propósito definido, mas não utiliza nenhuma técnica. Você sabe para onde tem que ir, entretanto insiste em procrastinar.

No terceiro nível estão as pessoas que não tem um propósito definido em suas vidas, mas utilizam de técnicas de produtividade. Por mais que seja uma falsa produtividade, pelo menos as pessoas desse nível estão indo para algum lugar, colhendo algum resultado. Faça o melhor que pode, com aquilo que tem disponível no momento. Acostume-se a dar seu melhor, e quando estiver diante da situação ideal, saberá o que tem que ser feito. Não espere pela situação ideal para começar a agir, aja até que a situação chegue a você.

O quarto e último nível é composto pelas pessoas que tem um propósito definido e utilizam das técnicas de produtividade para potencializar suas ações. Nesse nível elas sabem onde querem chegar e utilizam de técnicas para alcançar seus objetivos mais rápido.

Esse é o nível ideal. O quarto nível.

A produtividade como um todo

Você deve ver a produtividade como um todo e não como algo isolado. É normal ser ensinado apenas técnicas, e com isso, nós temos apenas um pedaço da produtividade.

Entretanto é preciso ir além. Para você viver uma vida realmente produtiva, precisa estar com todas as áreas da sua vida equilibrada: seu corpo, sua mente, suas emoções e seu espírito.

Ter sua vida equilibrada inclui ter um propósito. Saber onde quer chegar. E aí utilizar de técnicas que vão te auxiliar na sua jornada.

O que você achou deste artigo? Compartilhe sua opinião comigo nos comentários abaixo.

Este é o primeiro post da série de 101 posts sobre REALIZAÇÃO que me comprometi escrever. Caso tenha gostado, compartilhe este post com seus amigos e familiares.

Que tal receber no seu email, essa série de 1101 posts sobre REALIZAÇÃO?  Basta cadastrar seu email principal no box abaixo.


Emannuel Zamparoni
Emannuel Zamparoni

Emannuel Zamparoni é empreendedor desde os 20 anos. Acredita que todos podem viver de propósito, em dois sentidos. Empreendendo seu propósito de vida, construindo um negócio digital ao redor dele. E não vivendo sem querer, vivendo de forma automática.

Leave a Reply

Your email address will not be published.