Com certeza você já ouviu essa frase: “Você colhe aquilo que você planta”. O sétimo e último pilar da prosperidade é exatamente isso, você precisa criar o hábito de plantar apenas boas sementes, sementes de prosperidade, para assim, colher frutos de prosperidade.

Esse é o décimo quinto post da série de 16 posts que me comprometi a escrever sobre prosperidade. Caso queira ler os posts anteriores, clique aqui.

Sua mente é a criadora da sua realidade. Já falei bastante sobre esse assunto nessa série de posts. Baseado neste princípio, compare sua mente com um pomar. Neste pomar você encontra pés de laranja, maçã, caqui, coco, morango, uva, entre outros. Cada pé de fruta representa uma determinada área da sua vida. O pé de laranja representa suas finanças, o pé de maçã sua saúde e assim por diante.

Se você colhe uma laranja do pé e não gosta do seu sabor, quer dizer que tem algo errado. Talvez seja o solo que ela está se alimentando, o modo como você cuidou da árvore, a falta de algum nutriente, ou simplesmente, o problema está na semente que você plantou.

Para mudar os frutos desse pé de laranja, você pode melhorar tudo o que foi citado anteriormente, entretanto, se o problema está na semente plantada, a única solução é retirar essa árvore do seu pomar e plantar uma nova, com uma semente de maior qualidade.

Traçando um paralelo com sua vida, quando você colhe os resultados da sua vida financeira, e não gosta do que está vendo, quer dizer que algo está errado. Talvez seja sua mentalidade, suas crenças, seus valores ou seu modo de agir com relação ao dinheiro.

O sétimo pilar da prosperidade implica na importância que tem plantar boas sementes a todo o momento, e evitar ao máximo, plantar sementes ruins. Fazendo isso, os frutos que você vai colher, sempre serão bons frutos. Frutos de prosperidade.

Como criar o hábito de sempre plantar boas sementes

Para isso acontecer, você precisa desenvolver sua atenção. É preciso passar boa parte do tempo atento, atento no seu presente, no seu dia-a-dia. Sair do piloto automático que normalmente passa boa parte do dia e tomar o controle da sua vida.

A importância disso está no fato de que a todo o momento, existem diversas oportunidades de plantar boas sementes no seu pomar. No entanto, é extremamente importante manter sua consciência no presente, somente dessa forma você vai conseguir enxergar essas oportunidades.

Para manter sua mente no presente, no momento que atualmente está vivendo, utilize do exercício a seguir para cultivar o hábito de plantar boas sementes.

Fique atento aos arquétipos que aparecem diariamente na sua vida

Segundo o dicionário da Wikipédia, um dos significados de arquétipo é:

  1. um exemplo ideal de algo

Wikitionary

Se você fez os exercícios de autoconhecimento – se não fez ainda, vá fazer! – tem uma noção melhor de como está a sua vida. Sabe quais áreas estão em uma situação melhor e quais estão em uma situação pior. Além disso, através dos exercícios é provável que saiba quais são seus atuais desejos.

Diariamente você será confrontado pelos seus desejos, seja em maior ou menor escala. Vão aparecer diversos arquétipos – modelo ideal do seu desejo – na sua frente. O modo como você lida com esses arquétipos é um dos fatores mais importantes desse sétimo pilar.

Para você entender melhor o que eu quero dizer, vou dar dois exemplos. Esse primeiro aconteceu comigo recentemente.

O carro que tenho vontade de ter estacionou na minha frente. Ao invés de agradecer por estar vendo um arquétipo – o exemplo ideal de carro para mim – eu estava desmerecendo o motorista, seja lá por qual motivo. Quando me dei conta disso, parei imediatamente e apliquei o sexto pilar. Agradeci por estar vendo na minha frente, meu arquétipo de carro. Isso é um sinal de que estou no caminho certo.

Outro exemplo para fixar na sua mente este conceito. Quando você vê uma pessoa que tem o arquétipo ideal de corpo, o que você faz? Reclama, fala mal, diz algo para desmerecê-la? Ou aplica o sexto pilar e agradece por estar vendo seu arquétipo de corpo?

É muito importante a forma que reagimos quando estamos diante de nossos arquétipos, seja qual área da nossa vida.

É como se o Universo estivesse mostrando um catálogo para nós e nos perguntando: Qual é o seu desejo mesmo? A forma como reagimos aos arquétipos é a resposta que ele terá. Ao reagir de forma positiva, estamos plantando sementes de prosperidade. Ao reagir de forma negativa, estamos plantando sementes ruins, que vão nos levar para longe de nossos desejos.

Por isso é importante estarmos conscientes a maior parte do dia, pois no piloto automático:

    1. Reagimos como estamos acostumados a reagir, e talvez isso não seja bom para você. Basta olhar como está sua vida atualmente;
    2. Conseguimos enxergar as oportunidades, os arquétipos, e utilizar o sexto pilar neles, a gratidão.

O que você achou deste post? Compartilhe sua opinião comigo nos comentários abaixo. E se gostou do artigo, se acha que ele será útil para alguém, compartilhe com essa pessoa.

Este é o décimo quinto post da série de 16 posts sobre prosperidade que me comprometi escrever. Essa série virou um livro chamado Os 7 Pilares da Prosperidade, que está disponível na Amazon por apenas R$7.

>> Clique AQUI para adquirir sua cópia do livro Os 7 Pilares da Prosperidade << 


Emannuel Zamparoni
Emannuel Zamparoni

Emannuel Zamparoni é empreendedor desde os 20 anos. Acredita que todos podem viver de propósito, em dois sentidos. Empreendendo seu propósito de vida, construindo um negócio digital ao redor dele. E não vivendo sem querer, vivendo de forma automática.

Leave a Reply

Your email address will not be published.