Esse é o décimo primeiro post da série de 16 posts que me comprometi a escrever sobre prosperidade. Caso queira ler os demais posts, clique aqui.
Se você já leu qualquer livro de desenvolvimento pessoal, espiritualidade, Lei da Atração, com certeza alguém recomendou o uso de afirmações positivas.
Eu não vou fazer diferente. Um dos pilares que recomendo que você construa é este: fazer afirmações positivas todos os dias.
Antes, entenda a lógica por trás das afirmações positivas. No post de autoconhecimento disse que nós nascemos de uma forma e quando crescemos, acabamos sendo moldados pelas pessoas ao nosso redor.
Uma forma de isso acontecer é através das afirmações que fizeram para você, e afirmações que você mesmo faz para si.
Quer um exemplo?
Tente lembrar-se de uma frase que seus pais repetiam quando você era apenas uma criança. Talvez eles te chamassem de bagunceiro, arteiro, tímido, introvertido, inteligente, burro, etc…
Vamos supor que eles falavam para os outros que você era tímido. Sempre que você ia a um lugar novo, que não conhecia ninguém e as pessoas perguntavam por que você era quieto, seus pais respondiam:
“Ah, ele é muito tímido…”
Você ouviu algumas vezes seus pais dizendo isso para outras pessoas e algumas dizendo para você. Mesmo que você não fosse tímido, mesmo que só ficasse quieto por conta de uma vergonha momentânea, aquele adjetivo “tímido” colou.
Você ouviu tantas vezes que era tímido, repetiu tantas vezes isso para si, que acabou tornando-se uma pessoa tímida!
Por conta dessas experiências, todas as vezes que vai a um lugar novo, mesmo depois de adulto, você tem dificuldades de ser você mesmo, de se enturmar com os demais. E repete para si mesmo: “É porque eu sou tímido…”
Esse é o grande poder de uma afirmação. Pode ser que no início a afirmação não seja verdadeira, mas conforme o tempo vai passando, e vai repetindo aquela afirmação para si, aquilo se torna uma verdade.
Entenda, você repete tantas vezes algo para si mesmo, que acaba impressionando seu subconsciente, que passa a agir daquela forma. Portanto, essa ideia é simples, faça afirmações positivas para si mesmo.
Como fazer as afirmações positivas diariamente
Primeiramente, você precisa definir para qual área da sua vida você quer criar suas afirmações.
Se você fez praticou os exercícios de autodescobrimento, já sabe quais áreas mais necessitam das afirmações. Pegue uma ou duas áreas e escolha um desejo para cada uma dessas áreas, e separe-os para criar suas afirmações.
Alguns pontos que você deve levar em consideração antes de começar a escrever suas afirmações.
> As afirmações precisam estar no presente, não no futuro, muito menos no passado. Se você criar uma afirmação futura, ela sempre estará no futuro. A mesma coisa acontece com o passado. Portanto, é preciso criar as afirmações no tempo presente. Para isso, utilize os verbos SOU, TENHO e FAÇO.
“Eu SOU um excelente escritor.”
“Eu TENHO uma família unida.”
“Eu FAÇO exercícios todos os dias.”
> As afirmações precisam ser positivas, logo, nada de usar palavras negativas como o “não” nas suas frases. Evite usar frases do tipo:
“Eu NÃO trabalho mais naquilo que NÃO gosto”
“Eu NÃO estou mais acima do peso”
Ao invés dessas afirmações negativas, use afirmações positivas no lugar:
“Eu trabalho com aquilo que amo.”
“Eu estou no meu peso ideal.”
> Cuidado com suas limitações, pois elas vão insistir em fazer parte das suas afirmações. Se você coloca muitos detalhes na sua afirmação, você limita os caminhos pelo qual ela será atraída para você. Veja os exemplos abaixo:
“Eu SOU um excelente escritor best-seller de ficção científica.”
Quando diz que é um escritor best-seller e específica que é de ficção científica, você limita o seu desejo apenas para essa categoria. A menos que ficção científica seja sua paixão, deixe em aberto o desejo de ser um escritor best-seller, já que existem outras categorias no qual você pode se tornar o mais vendido.
“Eu SOU rico graças a minha empresa de cosmético.”
Novamente, se ter uma empresa de cosmético for sua paixão, tudo bem, mantenha a afirmação dessa maneira. Entretanto, ao fazê-la dessa forma, você está condicionando sua riqueza apenas a sua empresa de cosmético, sendo que existem outros caminhos no qual a riqueza pode chegar até você.
O ideal é que faça no máximo três afirmações. Por que apenas três afirmações?
Se você criar muitas afirmações, seu cérebro não vai saber qual delas ele deve focar para transformar em realidade. Quanto menos afirmações você criar, mais fácil será para seu cérebro conseguir focar nelas. Lembre-se do Princípio do Foco!
Agora, com suas afirmações em mãos, você precisa coloca-las em lugares que você costuma ver todos os dias. O espelho do banheiro, porta do armário, geladeira… onde você achar melhor. Se quiser pode criar vários cartões com sua afirmação escrita e distribuir em um número maior de lugares.
Esses cartões vão servir como gatilhos. Quando você bater o olho neles, vai lembrar-se da sua afirmação, fixando ela na sua cabeça e impressionando cada vez mais seu subconsciente, até que ela torne sua realidade.
O que você achou deste artigo? Compartilhe sua opinião comigo nos comentários abaixo. E se gostou do artigo, se acha que ele será útil para alguém, compartilhe com essa pessoa.
Este é o décimo primeiro post da série de 16 posts sobre prosperidade que me comprometi escrever. Essa série virou um livro chamado Os 7 Pilares da Prosperidade, que está disponível na Amazon por apenas R$7.
>> Clique AQUI para adquirir sua cópia do livro Os 7 Pilares da Prosperidade <<