Esse é o décimo quarto post da série de 16 posts que me comprometi a escrever sobre prosperidade. Caso queira ler os demais posts, clique aqui.
Eu separo dois grandes motivos para você praticar gratidão todos os dias. O primeiro deles é que praticar gratidão é uma das melhores formas de elevar sua energia. Lembre-se, para criar uma vida mais próspera, sua energia precisa estar em níveis elevados.
O segundo motivo é que ao praticar a gratidão diariamente, você está dando sinal verde para o Universo mandar mais coisas para você. Para que você entenda isso, imagine que alguém que você ama está fazendo aniversário. Ela te pediu um presente específico, mas você no momento não pode dar aquele presente. Então você compra com todo carinho do mundo, um presente diferente, mas de grande valor para o aniversariante.
Mesmo que você não deu exatamente aquilo que a pessoa pediu, você espera que ela seja grata pelo seu presente, já que você separou um tempo do seu dia e gastou seu dinheiro nele. Se a pessoa não demonstra essa gratidão, a tendência é que você fique chateado, e vai pensar duas vezes antes de dar um novo presente para ela.
Acontece que você ama a aniversariante. Mesmo que ele não demonstre gratidão, da próxima vez você ainda vai comprar um presente. Dessa vez, você espera que a pessoa seja grata por este presente. Porém, assim como da última vez, ela não demonstra um pingo de gratidão. E o ciclo repete, até que eu um dos aniversários você simplesmente não compra mais nada para ela.
De uma forma simplificada, o Universo funciona da mesma maneira. Provável que existam várias coisas na sua vida que não estão da forma como você quer, e por conta disso, não demonstra gratidão nessas áreas.
Entretanto, mesmo não estando do modo como quer, eu aposto com você que existem diversos motivos para você ser grato, em cada área especifica da sua vida.
Pense no Princípio do Foco que foi explicado no começo do livro. Quando você é grato por algo, você está colocando seu foco onde? Na parte positiva da vida, já que você está agradecendo por algo, mesmo que aquilo não esteja perfeito. Aquilo que agradeceu vai se expandir, já que esse é o efeito do Princípio do Foco.
E assim, você vai atraindo cada vez mais motivos para ser grato. O contrário também é verdadeiro. Quando você não agradece, e ainda por cima reclama do modo como está sua vida, seu foco está na reclamação e isso vai se expandir, atraindo mais motivos para você reclamar.
Praticar gratidão diariamente é muito fácil. Existem vários exercícios que você pode criar como hábito – vou falar sobre eles mais a frente, – entretanto, tenha em mente que apenas parar por alguns segundos e agradecer mentalmente já faz uma grande diferença na sua vida.
Os motivos para ser grato
Eu já ensinei a gratidão para algumas pessoas que fazem parte da minha vida. A primeira reação de algumas delas, quando comecei a explicar a importância do exercício, foi:
“Mas eu não tenho tantos motivos para ser grato!”
Nesses momentos eu me seguro para não pegar nos ombros dessa pessoa e chacoalha-la. Se você pensou isso, “não tenho motivos para ser grato” é melhor rever seu conceito. Imediatamente! Caso contrário, sinta-se chacoalhado por mim!
Nós nos tornamos mal acostumados por conta das facilidades que temos hoje em dia, e esse é um dos grandes motivos para algumas pessoas pensar dessa forma. Hoje, se você estiver com fome, basta ir ao supermercado, ou pegar o telefone e pedir algo para comer, ou ir ao restaurante. Simples assim. Porém, pare para pensar em duas coisas:
- Pense em toda a logística que o alimento que você consome diariamente, precisa para chegar a sua mesa;
- Volte alguns séculos no tempo e analise se conseguir alimento para comer era tão fácil como é hoje em dia;
Só por conta desses dois motivos, você pode agradecer de coração por ter alimento no seu prato. Quer ir além? Nem todas as pessoas no mundo tem a mesma condição que você tem de comer todos os dias. Então, só de você se alimentar todos os dias, você já tem motivos de sobra para agradecer.
Continuando. O fato de você estar vivo é um grande milagre. Agradeça por isso. Pense na sua árvore genealógica. Seus pais, avós, bisavós, tataravós… Procure entender quais são as chances de você estar vivo hoje lendo este livro. Se algo, lá atrás, em uma época cheia de guerras, onde a medicina não era tão avançada como é hoje, onde se alimentar não era tão fácil, se algo acontecesse com um dos seus 8 bisavós ou 16 tataravós, você não estaria aqui hoje! Você está vivo, lendo este post, logo, agradeça por sua vida!
Na realidade você nem precisa ir tão longe. Pense que se algo acontecesse com seus 4 avós ou com seus pais, você não estaria aqui hoje. E não precisa ser algo drástico. Apenas um desencontro entre eles e você não existiria.
Agradeça pela casa onde mora, pelas roupas que veste, pelos móveis que tem na sua casa, por seus cobertores, eletrodomésticos, eletrônicos, plano de saúde, pelo dinheiro que entra na sua casa todos os meses, e por aí vai.
O ponto que eu quero chegar é que você tem motivos de sobra para agradecer. É muita má vontade nossa dizer que não existem motivos para ser grato. Comece agradecendo por diversos pequenos motivos, ative o Princípio do Foco e comece atrair motivos maiores para você agradecer todos os dias.
Exercício de gratidão
Antes de começar a praticar gratidão todos os dias eu não tinha costume de ser grato por aquilo que eu tinha. Assim como muitas pessoas, eu era grato somente por aquilo que me impressionava.
Um pequeno exemplo.
Se você ganhasse em um mês, 10X o valor do seu salário, você ficaria grato? Provavelmente sim. Um valor de dez vezes o salário que você está acostumado a receber, é impressionante.
Entretanto, será que você é grato pelo seu salário atual? Quando o recebe, você sente uma sincera gratidão? Se não, deveria ser! Afinal, é seu salário que permite ter o estilo de vida que você tem, por mais que não esteja da maneira como deseja. Novamente, é muito fácil ser grato por aquilo que nos impressiona, aquilo que foge do nosso comum, como 10X o valor do nosso salário.
Ser grato então por aquilo que não sai do jeito que nós queremos, é muito difícil. Imagine como seria receber metade do valor do seu salário. Você conseguiria sentir-se grato? Dificilmente. Porém, é preciso ser grato por aquilo que recebemos, por menor que seja, pois provavelmente é apenas uma pequena parte de algo maior.
Não é fácil. Sei disso. Principalmente quando algo não sai do modo como estamos esperando. Portanto, aprenda a praticar gratidão todos os dias. Este é o objetivo deste exercício.
Compre um diário, ou utilize um caderno comum, ou até mesmo utilize seu notebook/computador e mantenha o hábito de ter um diário de gratidão.
O que é isso?
Todos os dias de manhã – é melhor pela manhã, pois a energia dessa atividade te acompanha durante o dia – escreva nesse diário motivos no qual você é grato. Tente escrever todos os dias pelo menos 10 motivos. No outro dia, escolha 10 motivos diferentes.
Parece ser difícil, não é mesmo? Mas você vai ver que é só no início. Talvez não tenha costuma de praticar gratidão todos os dias, entretanto, quando isso se torna um hábito, vai conseguir perceber o tanto de coisas que tem para ser grato.
Está com muitas dificuldades?
Comece sendo grato pelas menores coisas da sua vida. Ter água para beber, comida para comer, roupa para vestir, e por aí vai, assim como demonstrei no subcapítulo anterior, existem vários motivos para ser grato.
Garanto que, por pior que sua vida está você vai conseguir encontrar 10 motivos para escrever no seu diário de gratidão. Manter um diário de gratidão, além de elevar sua energia, é um feedback positivo para o Universo e um grande aviso: me mande mais coisas para ser grato!
O que você achou deste post? Compartilhe sua opinião comigo nos comentários abaixo. E se gostou do artigo, se acha que ele será útil para alguém, compartilhe com essa pessoa.
Este é o décimo quarto post da série de 16 posts sobre prosperidade que me comprometi escrever. Essa série virou um livro chamado Os 7 Pilares da Prosperidade, que está disponível na Amazon por apenas R$7.
>> Clique AQUI para adquirir sua cópia do livro Os 7 Pilares da Prosperidade <<