Confesso que não sou muito fã de metas de longo prazo. Digo isso, pois tenho uma grande dificuldade em conseguir imaginar como quero estar daqui a 5 – 10 anos.

Isso porque eu canso rapidamente de determinadas coisas. Um exemplo: faz um ano que pratico natação 3x por semana. Uma das minhas metas de longo prazo era continuar praticando. Entretanto, esse mês desanimei com a natação, pois encontrei uma atividade que faz mais sentido para mim neste momento, o Método DeRose.

Então, algo que ano passado, depois de alguns meses de prática – na verdade alguns anos, pois eu nadei dos meus 3 aos 10 anos – fazia totalmente sentido na minha vida, e que queria manter por muito mais tempo, hoje já não faz tanto sentido para mim.

O que eu fiz com relação a isso? Descartei a meta? Não, apenas deixei em stand by, vou descansar por um mês e depois vejo se volto com mais vontade.

Por conta dessa inconstância eu tenho dificuldades em criar as metas de longo prazo. Porém, elas são muito importantes para nós, e você vai entender o motivo. E também vou te mostrar uma técnica que eu utilizo para criar essas metas. Metas que sobrevivam a essa ânsia de mudança que eu tenho.

Por que criar metas de longo prazo?

Antes de responder essa pergunta, você precisa saber o que é considerado longo prazo, já que isso varia de pessoa para pessoa. Durante muito tempo, já considerei um ano longo prazo. Enquanto isso, nos livros que li e treinamentos que participei, era ensinado que longo prazo é em torno de 5 a 10 anos.

Como disse, isso varia de pessoa para pessoa. Parando para refletir, consegui entender que sempre quis alcançar minhas metas muito rápido, sempre tive essa ansiedade de conseguir alcançar o quanto antes meus objetivos.

Durante um bom tempo, acabou me atrapalhando, já que traçava grandes metas para serem realizadas em “no longo prazo de apenas um ano”. Quando havia passado apenas um ou dois meses, eu via que não iria dar tempo de conseguir alcançar a meta e acabava desistindo dela.

Isso é o que eu chamo de Síndrome de JK – o presidente dos 50 anos em 5. Querer fazer algo que pode tranquilamente ser feito em 5-10 anos, em apenas 1 ano – ou menos.

Portanto, vou considerar longo prazo como 5 a 10 anos, tudo bem?

Então, por que criar metas de longo prazo? Por que criar metas para você alcançar nos próximos 5 a 10 anos?

Você precisa ter essas mentas para que você possa fazer um road map, traçar o caminho contrário da sua meta futura até os dias de hoje. Vou exemplificar para que você possa entender melhor.

Vamos supor que ao longo de 7 anos você quer juntar 10 milhões de reais de patrimônio líquido. Essa é uma de suas metas de longo prazo. Se você traçar o caminho contrário, você consegue saber exatamente quanto precisa ganhar por ano, por mês, por semana e por dia.

Você vai precisar ganhar pelo menos:

  • 1.43 milhão de reais por ano;
  • 119.166 de reais por mês;
  • 17.023 de reais por semana;
  • 3.972 de reais por dia;

Digo pelo menos, pois você ainda precisa colocar nessa conta seus gastos diários, que vão te forçar a ter que ganhar mais que 3.972 reais por dia para alcançar sua meta.

Outro ponto importante é que seus ganhos provavelmente não serão lineares, e sim uma progressão geométrica – 1° ano você pode ganhar 100 mil, no 2° ano 500 mil, no 3° ano 1.5 milhão, e por aí vai …

Isso quer dizer que esse road map não é um calculo exato, apenas uma projeção do que é necessário para alcançar sua meta. Porém a meta de longo prazo vai te proporcionar duas coisas:

  • Noção do quanto é necessário você caminhar todos os dias para alcançar suas metas. E essa noção vai te mostrar se você está no caminho certo ou não;
  • Será um guia para sua vida, um “destino final”. Você vai conseguir planejar melhor cada ação sua, para que cada uma delas, te leve para mais próximo do seu objetivo;

 

Como criar uma meta de longo prazo?

Ok, você já sabe o motivo de criar e também sabe qual prazo é considerado longo prazo. Agora você precisa entender como criar essas metas tão importantes para sua vida.

Primeiro, o que todos os autores e professores ensinam é, tire um tempo para visualizar como você quer ser, o que quer ter e o que quer fazer daqui a 5 a 10 anos. Procure visualizar com o máximo de detalhes possíveis.

Pense em como você quer que esteja sua saúde, seus relacionamentos, sua carreira, sua vida financeira, como você quer estar. Pense em cada área da sua vida. Anote cada um dos insights que tiver.

Feito isso, pegue suas anotações e questione-se. Por que você quer estar dessa forma? Por que você quer ter isso na sua vida? Por que você quer fazer aquilo?

Utilizando o exemplo meu da natação. Eu coloquei como meta de 7 anos continuar nadando 3x por semana. É uma meta SMART – clique aqui para entender o que é isso, – que falha em um critério muito importante. Relevância.

Quando eu me pergunto “por que eu quero estar nadando 3x por semana”, a resposta que vem na minha cabeça é, “porque eu quero estar saudável”. Logo, ser saudável é muito mais relevante para mim do que nadar 3x por semana.

O problema é que “ser saudável” não é específico, afinal, o que é ser saudável? Logo, “ser saudável” não é uma meta SMART e isso pode me atrapalhar. O que eu preciso fazer agora é transformar “ser saudável” em uma meta SMART – caso não saiba o que é isso, clique aqui.

Para resumir como criar metas de longo prazo.

  1. Visualize como você quer ser/estar/fazer em cada área importante da sua vida – saúde, relacionamento, carreira e desenvolvimento pessoal;
  2. Questione qual o motivo de querer isso. Você precisa descobrir o âmago desse motivo. Pergunte “por que” até encontrar uma resposta que considere ideal;
  3. Agora, se este motivo não é considerado uma meta SMART – exemplo da saúde, – faça as mudanças necessários para deixa-lo dentro dos critérios.

Você viu neste artigo que metas de longo prazo são muito importantes para nós. Essas metas servem como um mapa, que quando olhamos para ele, sabemos onde queremos chegar e qual o melhor caminho possível.

Espero que tenha gostado deste post. Compartilhe comigo nos comentários abaixo, sua opinião sobre metas de longo prazo, e caso tenha achado útil e interessante este post, compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Este é o décimo terceiro post da série de 101 posts sobre alta performance que me comprometi escrever.Que tal receber no seu email, essa série de 101 posts sobre alta performance?  Basta cadastrar seu email principal no box abaixo.


Emannuel Zamparoni
Emannuel Zamparoni

Emannuel Zamparoni é empreendedor desde os 20 anos. Acredita que todos podem viver de propósito, em dois sentidos. Empreendendo seu propósito de vida, construindo um negócio digital ao redor dele. E não vivendo sem querer, vivendo de forma automática.

Leave a Reply

Your email address will not be published.